Participamos do

Motoristas da Uber denunciam apreensão em massa de veículos e fazem protesto no aeroporto

Antônio Evangelista, presidente da Associação dos Motoristas Privados Individuais de Passageiros do Ceará, afirmou que desde segunda-feira, 19, foram apreendidos pelo menos 50 veículos. Etufor diz que fiscalização segue "dentro do normal"
12:56 | Nov. 20, 2018
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Confira vídeo do protesto: 
[VIDEO1] 
[FOTO1]Em protesto contra apreensões de veículos, motoristas da Uber fizeram buzinaço no Aeroporto de Fortaleza na manhã desta terça-feira, 20. De acordo com a Associação dos Motoristas Privados Individuais de Passageiros do Ceará (Ampip-CE), de segunda-feira, 19, para esta terça-feira, 20, foram apreendidos pelo menos 50 carros de motorista de aplicativos de transporte particular.
  
Em entrevista ao O POVO Online, Antônio Evangelista, presidente da Ampip-CE afirmou que as apreensões estão sendo feitas por causa de "desencontro de informações". Conforme ele, terminou nesta segunda-feira, 19, o prazo para os motoristas regulamentarem seus veículos junto à Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e por isso os veículos estariam sendo recolhidos.
[SAIBAMAIS]
Ele relata, porém, que as empresas de transporte particular afirmam estar regulares. "Os motoristas já enviaram suas documentações. O que aconteceu é que eles não receberam nenhuma resposta da Secretaria de Conservação e estão sendo penalizados por um mal entendido", pondera. Evangelista comenta que os relatos de apreensões vêm de toda parte da Capital. "Ontem (segunda-feira) foram 35 e hoje já foram 15", comenta.

Essa regularização consiste no cadastramento de veículos e motoristas na Plataforma Digital de Transporte e, de acordo com o texto da lei, está atrelado também a uma vistoria que deverá ser realizada anualmente pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

A reportagem procurou a Etufor, que afirmou que a fiscalização e apreensões seguem "dentro do normal". O POVO Online também solicitou esclarecimentos sobre as apreensões à  SCSP e aguarda resposta.

Protesto de taxistas

Grupo de taxistas anunciou nas redes sociais protesto contra a Prefeitura de Fortaleza marcado para esta quarta-feira, 21. A categoria denuncia que o Município teria parado de fiscalizar veículos usados para transporte particular de passageiras como Uber e 99pop.

O momento será uma carreata, que sairá da Areninha do Pirambu com destino ao Paço Municipal.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente