Participamos do

Fortaleza amanhece com forte chuva e trânsito com problemas

Geralmente com início apenas em dezembro, o período de precipitações que antecede a quadra chuvosa chegou mais cedo
09:31 | Nov. 30, 2018
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Atualizada às 12h16min 
 
[FOTO1]As chuvas de pré-estação continuam presentes no Ceará. Nesta sexta-feira, 30, Fortaleza amanheceu com tempo nublado e forte chuva. Há relatos de congestionamentos e semáforos apagados pelas ruas da Cidade.  De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), foram encontrados 33 semáforos "piscantes" e 12 totalmente apagados. Dos que se encontravam piscando, nove já voltaram ao normal.
 
A pasta afirma que a causa do mal funcionamento dos que estão piscando é "a oscilação na rede de energia elétrica da Enel". No caso dos apagados, a AMC informa que estão averiguando os casos. Agentes da AMC e da operação Via Livre se encontram nos locais afetados para orientar o trânsito.
 
[VIDEO1]
 
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou, no fim desta manhã, que há eventos de chuiva na faixa litorânea e no Centro-sul do Estado. A previsão para o dia é de nebulosidade variável no Litoral e na Serra da Ibiapaba. Segundo a Funceme, houve chuva em nove municípios cearenses entre as 7 horas de ontem, 29, e o mesmo horário de hoje. A maior precipitação desse período foi em Lavras da Mangabeira, no Cariri, com 60 milímetros (mm). Dados para a Capital ainda não foram computados.
 
A Defesa Civil de Fortaleza informou que, até o fim desta manhã, não foram registradas ocorrências significativas na Cidade. Já segundo a Enel, o fornecimento de energia na Capital está normal. 
 
[SAIBAMAIS]
Geralmente com início apenas em dezembro, o período de precipitações que antecede a quadra chuvosa, que começa em fevereiro, chegou mais cedo. Nas últimas duas semanas, a Zona de Convergência de Umidade formada no sul do Nordeste vem trazendo chuvas para o Estado.

As regiões Cariri e Centro-Sul têm tido os maiores volumes pluviométricos. No início desta semana, a Defesa Civil emitiu alerta para fortes chuvas no Cariri e na Região Jaguaribana. 
 
Confira as 10 maiores chuvas (até as 9h30min):

Lavras Da Mangabeira (Posto: Iborepi): 60.0 mm

Cariús (Posto: Angico): 45 mm

Várzea Alegre (Posto: Varzea Alegre): 41.2 mm

Várzea Alegre (Posto: Boa Vista): 27 mm

Cariús (Posto: Sao Sebastiao): 25 mm

Aurora (Posto: Sitio Tipi): 23 mm

Lavras Da Mangabeira (Posto: Lavras da Mangabeira): 20.3 mm

Milagres (Posto: Milagres): 15.1 mm

Ipaumirim (Posto: Santo Antônio): 9.8 mm

Farias Brito (Posto: Farias Brito): 8 mm 
 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente