Participamos do

Parecer técnico é apresentado contra questão em concurso da Seduc

Relatório deve ser usado em recursos pela anulação da questão
17:20 | Nov. 17, 2018
Autor Ítalo Cosme
Foto do autor
Ítalo Cosme Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Parecer técnico aponta suposto erro na questão 19 do concurso para professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc). O relatório foi apresentado em recurso pela anulação da questão. A seleção é de responsabilidade da Comissão Executiva do Vestibular(CEV) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

De acordo Décio Terro Filho, professor da Estratégia Concurso e especialista no ensino de língua portuguesa para concurso público, com atuação na área desde 2000, a questão referente "transmite um erro claro e grave que vilipendia a norma gramatical brasileira". Segundo ele, cerca de 20 candidatos devem entrar com ação judicial para anulação da questão usando o laudo elaborado por ele. 

 
"A comissão que elaborou esta questão confundiu o princípio de contraste da acentuação com a regra de acentuação diferencial, a qual é uma das regras especiais. Sinceramente, este é um grotesco erro gramatical da banca", argumenta. Décio disponibiliza ainda o parecer técnico para quem queira utilizá-lo em ação judicial. 
[SAIBAMAIS]
A manifestação de  possível erro ocorre mesmo depois do período para apresentação de recursos contra questões da prova. Além disso, na sexta-feira, 16, iniciou-se a segunda etapa do certamente, que tem caráter eliminatório e classificatório. A prova prática consiste em ministração de aula, com duração de 25 minutos, sendo 20 para exposição e cinco para a banca organizadora fazer questionamentos. Seguindo o cronograma, os concorrentes realizarão a prova prática de acordo com o dia definido, podendo ser: 16,17, 18, 23, 24  e 25 de novembro ou 7,8,9,14,15, ou 16 de dezembro. 
 
Em nota, a Seduc afirma que continua a acompanhar o Concurso para professor junto à Uece, instituição responsável pela operacionalização do certame que está providenciando as devidas justificativas legais e técnicas para o resultado da primeira fase. No total, há 2500 vagas para preenchimento. Procurado nesta sexta-feira, Fábio Perdigão, presidente da CEV/UECE, estava com o celular desligado ou fora da área de cobertura. 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente