Parecer técnico é apresentado contra questão em concurso da Seduc
Relatório deve ser usado em recursos pela anulação da questão
[FOTO1]Parecer técnico aponta suposto erro na questão 19 do concurso para professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc). O relatório foi apresentado em recurso pela anulação da questão. A seleção é de responsabilidade da Comissão Executiva do Vestibular(CEV) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
De acordo Décio Terro Filho, professor da Estratégia Concurso e especialista no ensino de língua portuguesa para concurso público, com atuação na área desde 2000, a questão referente "transmite um erro claro e grave que vilipendia a norma gramatical brasileira". Segundo ele, cerca de 20 candidatos devem entrar com ação judicial para anulação da questão usando o laudo elaborado por ele.
"A comissão que elaborou esta questão confundiu o princípio de contraste da acentuação com a regra de acentuação diferencial, a qual é uma das regras especiais. Sinceramente, este é um grotesco erro gramatical da banca", argumenta. Décio disponibiliza ainda o parecer técnico para quem queira utilizá-lo em ação judicial.
[SAIBAMAIS]
A manifestação de possível erro ocorre mesmo depois do período para apresentação de recursos contra questões da prova. Além disso, na sexta-feira, 16, iniciou-se a segunda etapa do certamente, que tem caráter eliminatório e classificatório. A prova prática consiste em ministração de aula, com duração de 25 minutos, sendo 20 para exposição e cinco para a banca organizadora fazer questionamentos. Seguindo o cronograma, os concorrentes realizarão a prova prática de acordo com o dia definido, podendo ser: 16,17, 18, 23, 24 e 25 de novembro ou 7,8,9,14,15, ou 16 de dezembro.
Em nota, a Seduc afirma que continua a acompanhar o Concurso para professor junto à Uece, instituição responsável pela operacionalização do certame que está providenciando as devidas justificativas legais e técnicas para o resultado da primeira fase. No total, há 2500 vagas para preenchimento. Procurado nesta sexta-feira, Fábio Perdigão, presidente da CEV/UECE, estava com o celular desligado ou fora da área de cobertura.
Este não é o primeiro problema apresentado durante execução do concurso para cargo público da Seduc. Candidatos de concursos da Secult e Seduc estranharam os gabaritos iguais apresentados no certames. A mesma sequência também foi identificada no vestibula da UECE este ano. Por meio de nota, a Uece garantiu a lisura do concurso e afirmou que nenhum candidato tirou vantagem da sequência idêntica de respostas em concursos.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente