Participamos do

Dia da Consciência Negra é comemorado em Fortaleza, mas sem feriado; confira programação

A data foi estabelecida como comemorativa pela lei federal nº 12.519/2011. Prefeitura, Caixa Cultural e Secult organizam eventos ligados à temática durante este mês
12:09 | Nov. 19, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Atualizada em 20/11/2018, às 16h24min
 
[FOTO1]O dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, em homenagem à morte do símbolo da luta negra, Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em 1695. A data foi estabelecida como comemorativa em 2011 pela lei federal nº 12.519/2011, mas a decisão de ser ou não feriado é de cada município. Em Fortaleza, apesar de não ser considerada feriado, a data é comemorada com programações especiais durante o mês e, principalmente, o dia.
 
[SAIBAMAIS]A Prefeitura, a Caixa Cultural e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realizam eventos sobre negritude e consciência negra desde o início do mês. Nesta terça-feira, a programação inclui ritos religiosos, palestras, roda de formação, cinema, capoeira e atrações culturais.

PROGRAMAÇÃO

Caixa Cultural Fortaleza
Para comemorar a data, o espaço preparou programação durante todo o mês de novembro. O programa educativo Gente Arteira traz uma série de atividades para crianças e adultos, com oficinas, minicursos. Confira:
 
Curso Os Da Minha Rua - Abordará a arte afro-brasileira, seus conceitos, problemáticas, processos de circulação e exclusão da produção desses grupos nos lugares e espaços de exibição da produção contemporânea, notadamente no Brasil.
Quando: dias 27 a 30 de novembro, das 17h30min às 20 horas.

Encontros com educadores: A lei 10.639 e o uso das práticas afro-brasileiras no contexto escolar - Esse encontro propõe discutir a implementação dessa lei, existente há 15 anos, mostrar ferramentas e buscar estratégias de aplicação prática de conteúdos que contemplem as histórias e culturas afro-brasileiras na educação básica.
Quando: nesta terça, 20, das 10 às 19 horas.
 
Exposição (RE)Conhecendo a Amazônia Negra, da fotógrafa Marcela Bonfim -
A mostra traz 55 fotografias que ilustram as mais diversas identidades e culturas presentes entre os povos negros da Amazônia e a importância social das religiões de matriz africana na construção do Brasil.
Quando: até 23 de dezembro 
 
Caixa Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema)
Inscrições para as atividades pelo e-mail gentearteira.ce@caixa.gov.br 
 
 
Vila das Artes
Curso Negros e Negras no Teatro Brasileiro - A Escola Pública de Teatro da Vila das Artes está com inscrições abertas para o segundo módulo do curso. Interessados podem participar do processo seletivo até o dia 23 de novembro, no site do equipamento cultural. O curso será de 26 de novembro a 1º de dezembro, das 18 às 21 horas.
 
Cineclube 24 Quadros – Mostra “Abolição 130 anos”
Exibição dos filmes Xica da Silva e Amistad
Quando: 23 e 30 de novembro, às 18h30min
 
Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro)
Mais informações: (85) 3252 1444 

 
Centro Cultural Belchior
Apresentação de afoxés, maracatu, palestras, roda de conversa, capoeira e diversas atrações musicais e de dança
Quando: dias 19, 20 e 21. 
 

Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel
Programação gratuita para debater a cultura negra e as suas manifestações na sociedade. O filme Pantera Negra (Ryan Coogler, 2018), será exibido na quarta-feira, 21, às 9 horas e às 15 horas. A quinta-feira, 22, conta com uma tarde de brincadeiras africanas a partir das 14 horas. Na sexta-feira, 23, acontece a palestra sobre a importância da data, com o historiador e antropólogo Daniel Batista, às 15 horas.
 
Além disso, painel expositivo com amostra de imagens e livros temáticos sobre a cultura negra fica exposto no espaço até o dia 30 de novembro. 
 
Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará)
 
 
Biblioteca Cristina Poeta
Aula de kizomba, palestra e roda de conversa com professor Charles Odevan sobre Africanidades Mitos e Ritos: Conhecer para Empoderar compõem a programação. A palestra acontece nesta terça-feira, das 14 às 15h30min. E aula de kizomba com o professor Jeovane acontece na sexta-feira, 23, às 14 horas. Tudo gratuito.
 
Biblioteca Pública Cristina Poeta "rua Raimundo Ribeiro, 580, Autran Nunes)


Rede Cuca
O local realiza durante todo o mês a campanha Mente Livre, Cuca Crespa. A programação conta com exibição de filmes, música, rodas de conversa sobre consciência negra, saúde da mulher negra, canto poético sobre literatura negra, oficinas de turbante, espetáculo Quilombo, card games sobre mulheres negras no mundo geek, Papo de tambor, abertura da semana do hip hop e outras atividades.

Terça-feira (20)
Cuca Mondubim: 9 horas - Roda de Conversa: Consciência Negra, com profº Helio (Estácio), profª Cecilia (Estácio) e Tubarão (Vts crew)
Cuca Jangurussu: 18 horas - Abertura da semana do Hip Hop
Cuca Jangurussu: 19 horas - Baile Jangu por nós

Quarta-feira (21)
Cuca Mondubim: 9 às 17 horas - Jogo Mancala
Cuca Barra: 19 horas - Papo de Tambor

Quinta-feira (22)
Cuca Mondubim: 9 às 17 horas - Jogo Mancala
Cuca Jangurussu: 15 horas - Prosa com Jeremias Pele

Sexta-feira (23)
Cuca Mondubim: 15 horas: Oh os papos
Cuca Jangurussu: 16 horas - Mente Livre, Cuca Crespa na comunidade
Cuca Jangurussu: Encerramento da semana do Hip Hop

Sábado (24)
Cuca Jangurussu: 15 horas - Oficinas Permanentes bonecas de pano

Terça-feira (27)
Cuca Jangurussu: 15 horas - Canto Poético Literatura negra
 
Quarta-feira (28)
Cuca Mondubim: 19 horas - Reunião do Comunidade em Pauta (Beyonce-Flawless)
Cuca Jangurussu: 15 horas - Papo de Tambor

Sexta-feira (30)
Cuca Mondubim: 19 horas - Encontros Musicais Negra Voz
Cuca Jangurussu: 8 horas - Vivência de Coco no Iguape (ônibus saindo do Cuca Barra passando pelo Cuca Mondubim e Cuca Jangurussu)
 
Secretaria da Cultura do Estado
O Cineteatro São Luiz, o Centro Cultural Bom Jardim, a Escola Porto Iracema, o Cinema do Dragão, o Teatro Carlos Câmara, o Theatro José de Alencar e a Casa de Saberes trazem programações especiais durante toda a semana.

Segunda-feira, 19 - Porto Iracema e Cinema do Dragão realizam pré-estreia do documentário A última abolição, de Alice Gomes. A sessão acontecerá às 19h30min, na sala 2 do Cinema do Dragão, e os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
 
Terça-feira, 20
14 horas: Formação permanente: Reflexão acerca do pensar a consciência negra com um aspecto constitutivo da identidade real e democrática da sociedade em que vivemos.
Convidados: Coletivo Negragem e Elissania da Silva Oliveira, professora do Caic Maria Alves Carioca, coordenadora do Cursinho Popular Cristina Poeta, orientadora do Grupo de Estudo e Teatro Negragem, defensora dos direitos humanos.
16 horas – Visita guiada ao planetário do Dragão do Mar (educadoras sociais)

Terça-feira, 20
Teatro Carlos Câmara sedia minicurso O Olhar do Griot: Jogos, Valores e Ensinamentos, com Isaac Bernat, das 8 às 17 horas

Terça-feira, 27
15 horas: Culminância da Campanha “Novembro de Todas as Cores” com feiras de economia criativa, apresentações artísticas
18 horas – Apresentação de Ijexá, da Associação Marcos Amorim, na Praça Central. 

Casa de Saberes Cego Aderaldo
O espaço em Quixadá tem evento na Escola de Tempo Integral César Cals, nesta terça-feira, 20, das 19 às 21 horas. A ação é aberta ao público e tem classificação livre.
Endereço: rua Pascoal Crispino, 167, Centro, Quixadá. 
 
V Semana Sesc de Promoção da Igualdade Racial
Na programação, apresentação de afoxé, oficina de turbante, exposição de artesanato, apresentação de capoeira, contação de histórias, apresentação de maracatu, oficina de pintura em tecido, degustação de vatapá e outras atrações.
Data: até quinta-feira, 22, das 16 às 20 horas
Endereço: Unidade Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740, Centro)
Inscrições: gratuitas, realizadas no local até esgotar as vagas 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente