PUBLICIDADE
Fortaleza
Festejo

Círio da Providência visa arrecadar verba para concluir obras do santuário

Construção acontece desde 2012 e precisa da ajuda de fiéis para ser concluída. Festejos começam hoje e vão até o dia 18

20:04 | 08/11/2018
Para comemorar o dia de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, o santuário no bairro Cajazeiras promove festejos de hoje até o dia 18 (Foto: Alex Gomes/Especial para O POVO)


Para comemorar o dia de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, o santuário no bairro Cajazeiras promove festejos de hoje até o dia 18. A celebração está na 7ª edição — culminando sempre no terceiro fim de semana de novembro — e, neste ano, organizadores esperam pelo menos 10 mil pessoas ao longo de dez dias de evento.  
  
A festa é chamada de círio devido às velas acendidas nas procissões que acontecerão todos os dias, no fim da tarde. O termo vem do latim e quer dizer "vela grande". As caminhadas "luminosas" devem sair de cada comunidade que compõe o público da paróquia, carregando uma réplica da imagem da santa até o santuário. Diariamente serão celebradas missas sempre às 19 horas. A programação inclui ainda shows, como da Irmã Kelly Patrícia e da banda Só Pra God. 
 
João Paulo Nascimento de Sousa, secretário do santuário, ressalta a meta de arrecadar dinheiro para terminar as obras do local, idealizado pelo sacerdote italiano Alberto Trombini e em construção desde 2012. De acordo com João Paulo, o padre projetou construir o santuário após a imagem da santa que guardava em casa cair no chão sozinha e, mesmo sendo de material frágil, não apresentar nenhum arranhão. Ele interpretou isso como sinal para iniciar as obras. 
 
A meta é arrecadar dinheiro para terminar as obras do local, em construção desde 2012. (Foto: Alex Gomes/Especial para O POVO)
 
  
Trombini acabou falecendo por complicações de um câncer e não conseguiu terminar a construção do templo. Desde então, os fiéis buscam verbas para concluir o santuário. "Vamos apostar na venda de comidas na praça de alimentação para conseguir o dinheiro das obras, já que os shows serão gratuitos", afirma João Paulo. O evento também terá espaço infantil com brinquedos.
  
O santuário tem paredes, teto e boa parte da estrutura de concreto prontas. Entretanto, faltam acabamentos. "A igreja deve utilizar somente o dízimo e doações para construir, o que não é fácil", explica o coordenador do Círio da Providência, Luiz Antônio Silva. 
  
Durante a missa do último domingo, foi apresentado o manto confeccionado especialmente para a imagem da Mãe da Divina Providência. Luiz Antônio relata que a peça tem detalhes feitos à mão pelo estilista Luiz Langer, de Belém. "Cada desenho tem uma simbologia. A prática é comum em círios de santas como Nossa Senhora de Nazaré e Aparecida". A partir desta edição da comemoração, todos os anos deverá ser feito um novo manto para a imagem da santa.

SERVIÇO
Santuário Mãe da Divina Providência
Onde: Rua Wanda Sidou, s/n - Cajazeiras
Informações: (85) 3229 3102
 
PROGRAMAÇÃO
  
9 de novembro
Liturgia: São Diogo e Catequese
Animação: Ministério Paroquial
Show: Ministério Basílica
 
10 de novembro
Liturgia: N. Srª das Graças
Animação: Ministério Aracati
Casamento comunitário
Show: Naldo José
 
11 de novembro
Liturgia: S.A.M.Z e Neucatecumenal
Animação: Ministério Neucatecumenal
Show: Só Pra God
 
12 de novembro
Liturgia: N. Srª de Guadalupe, Coroinhas e Pastoral da Criança
Animação: Ministério N.Srª de Guadalupe
Show: Silvino Nunes
 
13 de novembro
Liturgia: N. Srª de Fátima, Lapa de Jesus, Zeladoras MDP
Animação: Ministério N.Srª de Fátima
Show: Ministério Santos de Israel
 
14 de novembro
Liturgia: São João Paulo II e ECC
Animação: Ministério São João Paulo II
Show: Ministério Mais que Amigos
 
15 de novembro 
Liturgia: Pastoral da Juventude, EJC e Crisma
Animação: Ministério Santos de Israel
Show: Forró das Antigas 
 
16 de novembro 
Liturgia: N.Srª da Abadia, Pastoral Familiar 
Animação: Ministério Basílica
Show: Ministério Juframa 
 
17 de novembro 
Liturgia: N. Srª Aparecida 
Animação: Ministério N.Srª da Abadia 
Show: Irmã Kelly Patrícia
 
18 de novembro 
Liturgia: N. Srª Guadalupe, N. Srª Abadia 
Animação: Ministério Paroquial 
Procissão saindo de São Paulo II às 18h com todas as comunidades 
Show: Rodolfo Forte

ALEXIA VIEIRA