Participamos do

Árvore falante do shopping Benfica ganha fama nacional no Buzzfeed; entenda o projeto

Fortaleza já está acostumada com as novidades - e, às vezes, extravagâncias do shopping Benfica. E o Brasil tem mais é que se admirar: o projeto beneficia até 2 mil crianças carentes
09:11 | Nov. 27, 2018
Autor Lucas Braga
Foto do autor
Lucas Braga Repórter do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Buzzfeed disse que é "de cair o cu da bunda", mas um bocado dos visitantes do shopping Benfica, em Fortaleza, gostou da Árvore do Bem deste ano. Na noite dessa segunda-feira, 26, eles estavam lá, "curiando" boca, voz e olhos da planta estranha. 
 
[VIDEO1] 
A interpretação da estética é subjetiva, claro. Mas, bonita ou não, o site de notícias virais esqueceu de dizer que a árvore é instrumento de projeto social que acontece há 19 anos. Só em 2018 devem ser até 2 mil crianças carentes beneficiadas. Os pequenos, de 2 a 11 anos, são atendidos por 33 ONGs, abrigos e instituições da Capital e Região Metropolitana.
 
[FOTO1] 
É assim: na árvore, estão pendurados os pedidos, com a foto e o perfil das crianças. Elas pedem de tudo, desde carrinho de controle remoto a tênis do Homem Aranha. Tem quem peça bicicleta, mas também tem os que sonham com um tablet ou videogame. Aí, quem quer apadrinhar uma das crianças faz um cadastro breve, compra e entrega o presente. Claro, a ação aquece as vendas porque quase todos os presentes são comprados ali mesmo, nas lojas de departamento e de brinquedos, por exemplo. 

Nos dias 19 e 20 de dezembro, os padrinhos que tiverem interesse podem entregar o presente pessoalmente ao apadrinhado. 

Jéssica Rodrigues, assistente de RH, passeava pelo shopping quando percebeu a árvore. Ao ler os pedidos, se interessou pelo projeto e buscou uma criança para apadrinhar. "Todo mundo merece um Natal mais feliz. A maioria dos pedidos é bem acessível", dialogou. José Moura, que veio de Timon, no Maranhão, disse ter sido atraído pela voz que pedia ajuda. "Com certeza vou participar. Achei a decoração fantástica", opinou.
 
[SAIBAMAIS] 
Fortaleza já está acostumada com as novidades - e, às vezes, extravagâncias do Benfica. E o Brasil tem mais é que se admirar: a serventia da árvore existe e há frutos, porque o volume de pedidos atendido é alto.

Falo que já temos costume vide as campanhas também virais pela "árvore de tumbérgias" e, óbvio, pela volta do Papai Noel inflável, em 2016. Relembre aqui
 
[FOTO2] 
"No primeiro ano, timidamente, colocamos 350 solicitações de instituições e crianças carentes e todas foram adotadas. Aos poucos, fomos incrementando e hoje em dia são mais de 2 mil pedidos", compartilha Marcirlene Pinheiro, superintendente do shopping. 

Desde 2013, quem cria e decora a Árvore do Bem são os colaboradores mesmo. A equipe interna participa "da estratégia à operacionalização". "Não tínhamos a pretensão de que a árvore fosse bonita, mas que chamasse a atenção, tocasse o público (para a causa social) e fosse interativa". 

[FOTO4]Foi viral
O Buzzfeed publicou que a "árvore de Natal faria até o cu dos Três Reis Magos cair da bunda". A redatora, que estava tendo um dia perfeitamente normal e comeu sua "fruta com granola", disse ter se deparado com a foto da árvore num tuíte. O vídeo do tuíte já tem 666 mil visualizações, às 22 horas desta segunda. 

A voz que sai da planta artificial é de Norma Zélia, que exerceu a função de cerimonialista da Preferitura de Fortaleza em várias administrações, até sair para concorrer a deputada estadual. A narração repete: "Preciso de sua ajuda para presentear milhares de crianças neste Natal".
 
[FOTO3] 
Decoração
Apesar das opiniões, a decoração de Natal do Benfica está bonita. O tema "Bosque Encantado do Papai Noel" traz outros espaços decorados. A Casa do Duende foi feita na mangueira da esquina da avenida 13 de Maio com a rua Tereza Cristina. Foram criados também um bosque no corredor do shopping e um coreto onde fica o trono do bom velhinho e um urso de pelúcia gigante. A Casa de Chá da Mamãe Noel é uma fofura à parte.
 
[FOTO5]

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente