Participamos do

Enade: UFC é avaliada por cursos com nível de excelência entre Norte, Nordeste e Centro-Oeste

Dos cursos avaliados, a instituição obteve percentual superior à média nacional das universidades federais (15%) e do total nacional (5%)
22:08 | Out. 11, 2018
Autor Larissa Carvalho
Foto do autor
Larissa Carvalho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]A Universidade Federal do Ceará (UFC) é avaliada como instituição de ensino entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com melhor padrão de excelência, conforme dados detalhados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Dos 51 cursos de graduação avaliados, 34 alcançaram notas 4 e 5, cerca de 29%. Esse levantamento foi feito e divulgado nessa terça, 9, pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização da prova, feita por 1.942 estudantes em 2017.
 
Os dados percentuais da amostra de cursos da UFC com avaliação de competência ficaram em 66,6%, na frente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) com 63,6% e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) com 62%. De todas as universidades brasileiras avaliadas, a UFC ficou na posição 20ª de maior percentual e, na 15ª, se for considerado somente as universidades públicas federais.
 
Conforme dados divulgados pelo Inep, dos cursos avaliados, 15 obtiveram nota 5 e 19 ficaram com nota 4. “A universidade teve um desempenho excelente e que a gente tem mais é que comemorar. Isso reflete o trabalho que vem sendo feito pela Pró-Reitoria de Graduação [Prograd], pelas coordenações de curso, pelos professores, e a adesão também crescente, a compreensão cada vez melhor do estudante sobre a importância desse processo avaliativo”, disse o reitor Henry Campos.
 
Com nota 5, a graduação de licenciatura noturna em Educação Física da UFC ficou em primeiro lugar no ranking dos dez melhores cursos de destaque no Enade, junto da Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), diante de 553 cursos avaliados com a aplicação da prova de 2017. Vale destacar ainda a quarta posição na classificação, com a licenciatura integral em Educação Física também da federal cearense, com nota 5.
 
Cursos como Ciência da Computação (Fortaleza), Ciências Sociais (licenciatura integral), Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia de Produção Mecânica, Letras-Inglês e Tecnologia em Redes de Computadores também foram destaques entre os dez melhores do Brasil.

O professor e pró-reitor de graduação da UFC, Cláudio Marques, ressalta o reforço da instituição em programas, a exemplo do Programa de Iniciação à Docência (PID) e Programa de Educação Tutorial (PET). Alunos, docentes e coordenadores também foram melhores conscientizados quanto à importância do Enade. “A nossa Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (Copav) faz reuniões com todas as unidades, faz apresentações customizadas para cada curso, em parceria com a Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos (CGPA) no suporte estatístico”.

Mudanças na gestão de vagas no intuito de ampliar o número de matrículas, reduzindo a desistência dos alunos e, por consequência, aumentar o número de graduados também foram pontos destacados pelo pró-reitor.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente