Participamos do

Serviços no Estado terão mudanças no funcionamento com o início do Horário de Verão

Aviação comercial e programação de rádio, tv e internet têm impactos a partir do início do horário de verão, no próximo domingo, 4
19:58 | Out. 31, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]

O horário de verão começa em três regiões do Brasil (Sul, Sudeste e Centro-Oeste) no próximo domingo, 4. A medida tem impacto na vida dos cearenses, ainda que não precisem adiantar uma hora em seus relógios. Os serviços de alcance nacional, como os bancos e os Correios, têm horários de funcionamento modificados.
 
A partir de 2018, a determinação segue novo calendário. O horário de verão passa a vigorar do primeiro domingo de novembro até o terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. A modificação foi feita a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que enfrentava dificuldade com a apuração das urnas no segundo turno das eleições.
 
A prática de adiantar o relógio em uma hora tem como principal objetivo melhor aproveitamento da luz solar e da economia de energia. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), essa redução vem caindo nos últimos anos, passando de R$ 405 milhões em 2013 para R$ 147,5 milhões em 2016. 
 
Essa mudança pode ser explicada pelo aumento do uso de aparelhos ar-condicionado. De acordo com o ONS, houve uma alteração no perfil de consumo. O pico de energia passou a ser registrado em momentos do dia com temperatura mais elevada e não com uma maior incidência de luz solar.
 
O Ceará integra o Sistema Interligado Nacional (SIN) e também passa pelos impactos da adoção dessa medida, apesar de não adotá-la efetivamente. Para Paulo Carvalho, professor de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC), uma das soluções para uma maior economia no setor é o uso de energias alternativas, como a eólica e a solar. Também ressalta um maior planejamento de imóveis para aproveitar a iluminação solar efetivamente.
 
Entenda as mudanças no Ceará
 
Bancos: O Sindicato dos Bancários do Ceará ainda não tem uma posição oficial para este ano. Nos anos anteriores, o expediente continuou o mesmo nas agências, de 10 às 16h. As transações bancárias eletrônicas eram encerradas uma hora mais cedo.
 
Correios: Segundo a assessoria de comunicação da empresa, o horário de atendimento nas agências dos Correios no Estado e o horário-limite de postagem de objetos irão permanecer os mesmo durante o horário de verão. A hora de abertura e de fechamento de cada unidade pode ser conferida no site dos Correios.
 
Aviação comercial: A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) afirma que os passageiros devem observar que os voos seguem o horário local da cidade, tanto no embarque como no desembarque.
 
Rádio, televisão e internet: A programação varia para cada emissora ou portal na internet. Redes com abrangência nacional costumam seguir o horário oficial de Brasília e terão sua programação antecipada em uma hora nos estados sem horário de verão. No caso da Rádio O POVO/CBN, a programação pode ser consultada aqui.
 
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): O horário de verão passa a vigorar na mesma data do primeiro dia de provas do Enem. O Governo Federal negou o pedido do Ministério da Educação para o adiamento da medida para 18 de novembro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente