PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Santa Casa de Misericórdia recebe projeto "Circulando Saúde"

O mutirão de atendimento passou pelas cidades de São Luiz, Recife, São Paulo e, por último, Fortaleza, acolhendo cerca de 2.000 pessoas

14:18 | 20/10/2018
NULL (Foto: )
NULL (Foto: )
[FOTO1]

Santa Casa de Misericórdia recebeu nesta sexta-feira, 19, ação social de combate e prevenção a doenças cardiovasculares. O Circulando Saúde é uma iniciativa promovida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) junto de seu núcleo no Ceará (SBACV-CE). Com o intuito de atender, orientar e encaminhar pacientes, a Santa Casa distribuiu 350 senhas entre os dias 15 e 18 de outubro.
 
Zenilda Silva, 51, foi ao hospital em busca de atendimento para dores nas pernas, causadas por varizes. A paciente, que chegou às 6h na Santa Casa, disse que não teve dificuldades de conseguir uma senha e que recorreu ao projeto por ter dificuldades de conseguir atendimento nos postos de saúde. 
 
Frederico Linhares e Renato Calado, respectivamente, presidente e vice-presidente da SBACV-CE, são os responsáveis pelo mutirão na Santa Casa de Misericórdia. De acordo com Frederico, as senhas foram distribuídas entre pacientes encaminhados de postos de saúde e do público geral. Os casos mais recebidos são, majoritariamente, varizes, mas também há procura por quem sofre de diabetes e com as artérias carótidas, localizadas na região do pescoço. Caso não tratadas, as enfermidades podem causar feridas, causando a amputação do membro afetado, até acidentes vasculares cerebrais e rompimento de artérias.
 
[FOTO2] 
 
O objetivo da iniciativa é realizar atendimento primário e orientar a população sobre cuidados e tratamento, casos mais graves como infecções ou com necessidade de operar são direcionados para o SUS ou para a própria Santa Casa. Ao todo, onze médicos participaram da ação. O presidente disse ter planos para ampliar as vagas em futuras edições do projeto e a possibilidade de acolher casos que precisem de tratamento ou procedimentos cirúrgicos.
 
Fátima Araújo, 54, passou pelo atendimento nesta sexta-feira. Sofrendo com dores nas veias das pernas, a cozinheira ficou sabendo do mutirão por meio de jornais e chegou ao local às 7h da manhã para conseguir uma consulta. Fátima contou que também enfrenta dificuldades em conseguir vagas nos postos de saúde e por isso buscou o Circulando Saúde. A paciente elogiou o atendimento, disse ter conseguido receita para um medicamento para as dores e encaminhamento para cirurgia.
 
 

TAGS