Participamos do

Prefeitura revela novo projeto para Parque das Crianças e Praça Coração de Jesus; veja como ficará

Entre as novidades, estão um novo terminal de ônibus, futuro bondinho, restaurantes e novos usos aos espaços
23:19 | Out. 23, 2018
Autor Lucas Braga
Foto do autor
Lucas Braga Repórter do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Foi anunciado na manhã desta nesta terça-feira, 23, o projeto vencedor para as reformas de revitalização e readequação da Praça do Sagrado Coração de Jesus e Parque das Crianças (Cidade da Criança), no Centro de Fortaleza. O anúncio aconteceu em reunião de posse do comitê de acompanhamento do plano de ação do Novo Centro (projeto de ordenamento da região), no Paço Municipal.
 
[FOTO1] 
Entre as novidades, estão um novo terminal de ônibus, com espaço para futuro bondinho, Casa de Apoio ao Frequentador, espaço para Administração e Guarda Municipal, Casa do Ciclista, Cafeteria, Restaurante, entre outras.
 
[SAIBAMAIS] 
O projeto para os equipamentos de lazer foi escolhido em Concurso de Ideias, entre 36 inscritos. A equipe do arquiteto Carlos Yuri Nobre recebeu prêmio de R$ 30 mil e será contratada pela Prefeitura de Fortaleza.

Carlos Yuri destacou que o projeto conserva o bem patrimonial, preserva o meio ambiente, valoriza o bem arquitetônico e requalifica o bem urbanístico, usando conceitos internacionais. Melhorias em mobilidade, novos usos às edificações existentes, corredor cultural, conservação e recuperação de bens patrimoniais e preservação de recursos naturais estão entre os focos da ação.
 
[FOTO2] 
“Tornará o Parque da Criança em um espaço para uso recreativo da população e, em especial, das crianças. Cria também uma integração entre a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e o Terminal de Ônibus, com o Parque da Criança; além de corredores com a motivação de ocupação comercial e cultural nesse entorno”, explicou o prefeito Roberto Cláudio (PDT).

O projeto segue, agora, para o detalhamento, realização de orçamento e licitação. A expectativa é que, até junho de 2019, as obras tenham início.

A comissão técnica que avaliou os projetos foi formada por dez profissionais das áreas de arquitetura e engenharia, incluindo o engenheiro Adail Fontenele, secretário da Regional do Centro; a arquiteta Águeda Muniz, secretária do Urbanismo e Meio Ambiente; e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea), Emanuel Maia Mota.
 
[FOTO3] 
Comitê da Ação Novo Centro
O comitê que vai acompanhar a execução do projeto Novo Centro é composto por 48 membros e tem representantes de instituições públicas e privadas, dividido em seis eixos de atuação: Habitação, Política de Apoio a Pessoas em Situação de Rua, Turismo e Cultura, Infraestrutura e Mobilidade, Ordenamento do Comércio Informal e Segurança e Fiscalização. 
 
[FOTO4] 
Entre as principais pautas, estão o estímulo à ocupação habitacional na região, viabilizando até 900 unidades habitacionais. Já o apoio às pessoas em situação de rua, prevê a implantação de Pousada Social com 100 vagas.

No segmento de Infraestrutura e Mobilidade, está definida a construção do Terminal Aberto ao lado da Praça José de Alencar. O projeto prevê ainda, a instalação de faixas exclusivas de ônibus, a consolidação de uma agenda cultural única no Centro de Fortaleza, entre outras ações de segurança e mobilidade.

O secretário da Regional Centro, Adail Fontenele, lembrou que todas as atividades foram amplamente discutidas com os diversos segmentos da sociedade. “Tivemos vários encontros entre a Prefeitura e setores da sociedade, onde foram definidas metas em vários eixos. Serão todas acompanhadas por esse comitê”, disse.

O Novo Centro, com ações iniciadas em agosto deste ano, tem prazo de 12 meses para efetivar obras como a reforma do calçadão da rua Guilherme Rocha, já iniciada e inserida nas ações de Ordenamento do Comércio Informal. Além disso, as ações incluem dois projetos pilotos: a padronização das bancas na Rua Barão do Rio Branco e a criação de quiosques padronizados para o comércio ambulante, nos calçadões das Ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente