Participamos do

Estudante da Uece desenvolve aplicativo para auxiliar nos cuidados diários de diabéticos

Pesquisa aponta para a falta de cuidado com o pé, um dos responsáveis por aumento de internações hospitalares. A partir do estudo, o aluno Dean Marques pensou em criar o aplicativo
22:59 | Out. 29, 2018
Autor Wanderson Trindade
Foto do autor
Wanderson Trindade Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
A diabetes é uma das principais doenças crônicas do mundo, cujo crescimento torna-se cada vez maior todos os anos. Pensando nisso, um grupo de pesquisa da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou um estudo no qual identificou a falta de cuidado com os pés como um dos complicadores mais cruciais na saúde dos pacientes. Com intuito de reduzir possíveis danos, o doutorando Dean Marques resolveu desenvolver um aplicativo multimídia para auxiliar nos cuidados diários dos diabéticos.
  
Enfermeiro Estomaterapeuta e aluno de Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Uece, Dean informa que a partir do grupo de pesquisa sobre a doença lhe surgiu a ideia de criar o aplicativo PedCare, o qual vem para “preencher uma lacuna existente no mercado”. “Focamos na prevenção, pois a diabetes é uma doença que pode ser evitável”, afirma.
  
 [FOTO3]
 
No estudo, ele explica que foram analisados dados de internações hospitalares no Ceará entre os anos de 2010 e 2015. No período, foram identificadas 27.054 internações por causa da diabetes, sendo 4.182 devido o pé diabético. “A diabetes causa grandes problemas cardiovasculares nas pessoas. Diminui a sensibilidade principalmente dos pés, o que pode causar fissuras, lesões. E esses ferimentos podem se contaminar”, diz.
  
Ele atenta para o movimento que vem ocorrendo: o maior número de internações para tratar o pé diabético. “Diante disso, a criação do PedCare surge para alertar o paciente a adotar medidas preventivas para que possa identificar possíveis complicações”, declara, informando que na plataforma existem jogos e quizzes interativos.
   
[FOTO2]
  
Dean justifica que a escolha pela criação do aplicativo ocorre por este ser um modelo “muito utilizado” pelas pessoas, ultimamente. “E no PedCare os usuários recebem alarmes periodicamente: um para informar sobre o cuidado diário dos pés e outro lembrando os pacientes para realizarem avaliação completa com profissionais”, pontua.
  
Sob orientação da professora Drª Thereza Magalhães, o aplicativo ainda está em fase de avaliação para ficar disponível no Google Play e no iTunes. Porém, é possível fazer seu download por meio de aparelhos Android ou IOS clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente