Participamos do

Ciopaer recebe dois novos helicópteros e Ceará torna-se o terceiro em frota policial do País

Tecnologia das aeronaves permite auxiliar resgates e transportes de maior complexidade
15:50 | Out. 19, 2018
Autor Ítalo Cosme
Foto do autor
Ítalo Cosme Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 16h20min

 

[FOTO3]

Dois novos helicópteros reforçam as operações da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) a partir desta sexta-feira, 19. Com a ampliação, o Ceará torna-se o terceiro estado com maior frota policial de aeronaves policiais no Brasil; e primeiro em aeronaves biturbina. Os veículos, entregues oficialmente nesta sexta, somam-se a outros nove do Estado do Ceará, sendo sete helicópteros e um avião. A expectativa é atender chamados em todo o Estado em até 30 minutos. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[FOTO2] 

 

Orçadas em R$ 40 milhões, as duas aeronaves, batizadas como Fênix 08 e  Fênix 09, atuarão nas missões de apoio às forças de segurança, Serviço de Atendimento Móvel de urgência do Ceará (Samu) e Corpo de Bombeiros. A expectativa é atender na Capital e no interior do Estado, em qualquer horário, mesmo com condições atmosféricas desfavoráveis. Um dos helicópteros ficará na base da Ciopaer em Quixadá, o outro, na base de Fortaleza. Além destas duas, há as bases de Sobral e Juazeiro do Norte. 

[FOTO4] 

 

As duas aeronaves são do modelo Airbus Helicopters Deutschland H135 Helionix, as primeiras no mundo em configuração policial. A novidade dos helicópteros é o piloto automático em quatro eixos. O recurso permite ter mais segurança nas operações de resgate e nos voos noturnos, além de poder operar 24 horas por dia, em qualquer lugar do Estado. Os veículos têm capacidade de voar sobre o mar em uma distância de até 50 km desde a costa. 

 

 

Os dois helicópteros possuem capacidade de transportar dois pilotos e quatro tripulantes, autonomia de voo para mais de três horas e equipamentos especiais, como: farol de busca, guincho elétrico, kit para resgate e câmera infravermelho. 

 

 

Veja as aeronaves no hangar do Ciopaer, em Fortaleza

 [VIDEO1]

 

 

 

Reforço

 

Coordenador do Ciopaer, o Delegado Aristóteles Tavares reitera o uso do reforço para além da segurança pública. “Estamos copiando, modelos da Europa e dos Estados Unidos, as aeronaves são multimissão, não fazem mais operação apenas policial. Fazem operações humanitárias, transporte de órgãos, operações de resgate, remoção aeromédica inter hospitalar”, reforça. 

 

 

Para Henrique Javi, secretário da Saúde do Ceará, os equipamentos contribuem para manter a classificação do Samu Ceará como o maior em resgate aéreo do País. "A forma como ela interage é, às vezes, complementar. Por exemplo, é pegando um paciente em determinado ponto e levando para outro que tenha a assistência devida”, afirma Javi. Segundo ele, as aeronaves atuarão tanto na transferência de pacientes, mas principalmente no resgates em locais de difícil acesso”. 

[FOTO5] 

 

Reeleito governador do Estado, Camilo Santana reforçou a necessidade de minimizar o tempo de espera pelo atendimento aéreo no Ceará, segundo ele a ideia é que toda a aeronave esteja, no máximo, a 30 minutos de distância do município quando fosse acionada. “Consideramos dentro desse trabalho, levar o serviço mais próxima da população. Com essas duas aeronaves, nós vamos ter a maior frota de aeronaves biturbina do Brasil”. 

 

 

Futura base

 

 

De acordo com o governador Camilo Santana, o Ceará deve ganhar outro helicóptero até o fim de 2019. O governador revelou que a base para o equipamento deve ser instalada na região do Sertão de Cratéus. Segundo ele, o recurso, financiado pelo banco MLW, já está liberado. Camilo informou ainda que um parecer técnico foi solicitado ao Ciopaer, para analisar se adquire aeronave do mesmo modelo ou não. Após finalização do parecer, as negociações com Airbus, Hellibras e com o banco iniciam.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente