Participamos do

Artistas do O POVO participam de processo criativo da Cow Parade na Cidade

É a primeira vez que Fortaleza sedia a mostra Cow Parade, realizada em mais de 50 cidades pelo mundo
11:41 | Out. 25, 2018
Autor Larissa Carvalho
Foto do autor
Larissa Carvalho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
O cartunista do O POVO Carlos Henrique Guabiras e o artista visual do O POVO Carlus Campos, selecionados para edição da Cow Parade em Fortaleza, pintaram vacas da exposição, feitas de fibra de vidro, na última segunda-feira, 22, em ateliê improvisado junto de outros artistas, no quinto andar do estacionamento do Shopping Iguatemi. A exposição vai de 8 de novembro a 9 de dezembro, nas ruas da Cidade, e, no shopping, de 9 a 16 de dezembro.
 
“É muito importante participar de um evento de arte pública, que é um dos maiores do mundo. É como estar em sintonia com dez mil artistas, total do mundo afora que já participaram”, traduz Carlus. Com 30 anos de artes visuais em sua trajetória, Campus considera o encontro entre artistas, alguns bem jovens, e o ambiente reservado para o processo criativo algo bastante enriquecedor.
 
[VIDEO1]
É a segunda vez em que a região Nordeste recebe a Cow Parade. A primeira cidade nordestina foi Recife.
 
Para Guabiras, a experiência de participar é importante pela grandeza do evento em si, já que a edição recebe artistas e críticos da Europa para avaliar as obras dos artistas daqui do Ceará. “Os trabalhos serão leiloados. Então a obra pode fazer parte do acervo da casa de alguém ou de alguma galeria importante. Como artista, é uma conquista muito grande”.
 
De acordo com estimativas do site do projeto, mais de 500 milhões de pessoas já se depararam com pelo menos uma das obras das 97 edições sediadas em 33 países. Carlos Henrique Guabiras e Carlus Campos foram selecionados junto aos outros 41 cearenses, entre eles artistas como Mário Sanders e Zé Tarcisio. Treze artistas mulheres também fazem parte desta edição da Cow Parade. Além dos 43 cearenses, a lista de artistas tem sete convidados. Foram 260 projetos de 170 artistas inscritos.
 
“Foi uma seleção extremamente criteriosa. Tivemos de selecionar a melhor obra de cada temática na perspectiva dos jurados. Agora, com os artistas, as vaquinhas vão ‘nascer’, e vai ser uma emoção ver cada um desses projetos saindo do papel”, é o que considera a diretora da Cow Parade Brasil Catherine Duvignau.
 
Serviço
 
Cow Parade em Fortaleza
 
Coquetel de lançamento: 8 de novembro
Exposição nas ruas: 09 de novembro a 8 de dezembro
Exposição no Shopping Iguatemi: 9 a 16 de dezembro
Leilão das obras: 18 de dezembro

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente