Participamos do

Tráfego no túnel sob a Via Expressa deve ser liberado no próximo mês

O equipamento está com 87% das obras concluídas
18:45 | Set. 05, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O tráfego no túnel longitudinal sob a avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa) deve ser liberado até o fim de outubro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 5, pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), em visita à obra, que fica no trecho compreendido entre as avenidas Padre Antônio Tomás e Santos Dumont. 
 
[FOTO1] 
O equipamento tem 87% das obras concluídas. Já foram realizados os serviços de drenagem, construção de paredes e pilares, além da escavação e construção das lajes superior e inferior. Tudo visa à passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) sobre a laje superior. Assim, deve ser concluída a linha Parangaba-Mucuripe do VLT.
 
 
A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) trabalha agora nos acabamentos das paredes e pilares do túnel e na preparação da pista para receber a nova pavimentação em concreto.
 
O túnel tem duas pistas em cada sentido, calçadas de ambos os lados, ciclovia e canteiro central. Quando concluído, terá 370m de comprimento, sendo 74m coberto. As intervenções começaram em julho de 2017.
 
Alberto Sá
Além deste, outro túnel sob a Via Expressa está sendo construído na avenida Alberto Sá, no Papicu. O equipamento possibilitará a conexão direta da via com as ruas Tavares Coutinho e Ana Bilhar, permitindo a eliminação de quatro semáforos existentes na avenida. O transporte coletivo passará a ter acesso expresso no cruzamento com a Via Expressa.
 
[SAIBAMAIS] 
“São dois túneis importantes para a mobilidade urbana da Cidade. É um túnel extenso que garantirá mais velocidade aos ônibus e prioriza, sem intervenções no trânsito, a passagem do VLT”, destacou o prefeito.
 
O túnel da Alberto Sá terá cerca de 460m de comprimento e área coberta de 80m. A laje superior ganhará ainda uma pequena praça, com projeto semelhante ao já implantado no túnel Dep. Wellington Landim, localizado na av. Engenheiro Santana Júnior. As obras deste equipamento foram iniciadas em dezembro de 2017 e serão concluídas em julho de 2019.

No local, já foi retirado o canteiro central e desapropriada parte dos imóveis, possibilitando o alargamento da via para as obras de infraestrutura. Atualmente as equipes trabalham na escavação do túnel

A obra está sendo financiada pela Caixa Econômica Federal com recursos do FGTS, que totalizam um investimento de R$ 67 milhões.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente