Participamos do

Roubos, tiroteios e latrocínio em menos de cinco dias assustam moradores do Conjunto Ceará

Roubos em praça, salão de beleza e mercadinho foram registrados no bairro em uma semana. Pastor foi vítima de latrocínio sem reagir ao assalto. Casos de lesão a bala e homicídio estão se tornando rotina no Conjunto Ceará
18:50 | Set. 15, 2018
Autor Jéssika Sisnando
Foto do autor
Jéssika Sisnando Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]No intervalo de cinco dias, o Conjunto Ceará registrou série de crimes de roubo, tiroteio, execução e latrocínio (roubo seguido de morte). A violência tem assustado moradores do bairro, que estão trocando o antigo costume de sentar na calçada da residência e frequentar as praças para ficar em casa, devido ao medo.


O crime que mais chocou os moradores foi o latrocínio (roubo seguido de morte) do pastor Antônio Wanderley de Paulo, de 50 anos, na segunda-feira, 10.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Na última quinta-feira, 13, foi apreendido adolescente de 16 anos e foram identificados outros dois adolescentes de 15 e 17 anos, suspeitos do crime. A vitima foi abordada e chegou a entregar a chave da caminhonete Hilux. Mas, na fuga dos envolvidos, o pastor foi baleado e morreu no local.

 

[SAIBAMAIS]Tiroteio, assalto e mortes

 

No mesmo dia em que o pastor foi morto, horas antes, um automóvel passou pela avenida H e os ocupantes realizaram disparos. Uma pessoa ficou ferida. 

 

Leia também: Moradores do Conjunto Ceará trocam informações sobre crimes via Facebook e WhatsApp 

 

No dia seguinte, assalto a estabelecimento comercial terminou com dois suspeitos baleados e um morto. O grupo se deparou com um agente de segurança, que reagiu ao anúncio do assalto. Dois suspeitos baleados fugiram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foram presos. Simulacro de arma de fogo foi apreendido. O terceiro foi encaminhado ao hospital do bairro, mas não resistiu aos ferimentos.


No dia desse caso, também foi registrado homicídio de uma mulher, no bairro Granja Lisboa, que é vizinho ao Conjunto Ceará. Devido ao índice de ocorrências na área, o helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) permaneceu sobrevoando a região, o que causou curiosidade e apreensão entre os moradores.

Na última quinta-feira, 13, família foi alvo de sequestro-relâmpago, também no Conjunto Ceará. Homem estava acompanhado da esposa e da filha, em um Prisma de cor branca.No momento que o motorista parou o automóvel e saiu do veículo, um criminoso entrou no carro e fugiu com a mulher e a criança. O criminoso abandonou as vítimas na avenida Osório de Paiva e seguiu com o carro até a rua Moça Bonita, no bairro Mondubim, onde o veículo foi deixado. 

De acordo com a Polícia Civil, Boletim de Ocorrência (B.O.) foi registrado no 12º DP, responsável pelas investigações da área. O carro foi devolvido à vítima e as imagens de câmeras de monitoramento da região foram requisitadas para identificar o criminoso.


Salão de beleza 

 

[FOTO3]Ainda na quinta-feira, 13, assalto foi registrado na avenida F, em um salão de beleza. Uma mulher entrou no estabelecimento fingindo ser cliente e foi recebida pela funcionária, mas atrás dela entraram mais dois homens. A mulher e os dois renderam funcionárias e atacaram uma cliente, que teve as joias arrancadas. O crime foi flagrado pelas câmeras de segurança do estabelecimento. As equipes do 12º DP prenderam dois suspeitos.

 

Nessa sexta-feira, 14, homem foi baleado na 4ª etapa do Conjunto Ceará. Ele foi socorrido ao hospital do bairro. Não há informações sobre o estado de saúde. 

 

Vídeo de assalto que aconteceu em praça localizada na rua 741 foi divulgado nas redes sociais. Homem abordou pessoas que faziam refeição em banquinhas de lanche e roubou celulares.

 

 

[FOTO2]O bairro possui delegacia, o 12º Distrito Policial, que recentemente, deixou de ser plantonista (24 horas) e teve os xadrezes retirados. Para a vizinhança e comerciantes indagados pelo O POVO Online, a falta dos xadrezes é boa iniciativa, pois há registro de fuga de presos.

 

 

Já o fato do plantão ter sido deslocado para o 32º DP, delegacia do Bom Jardim, não foi bem recebido. "Ninguém conversou com a  gente ou perguntou qual a nossa opinião sobre a delegacia deixar de ser 24 horas", disse uma comerciante. Alguns estabelecimentos da 1ª etapa, inclusive, optam por fechar as portas mais cedo, pela preocupação com a segurança.

 

 

O 17º Batalhão da Polícia Militar é localizado no bairro, na avenida Ministro Albuquerque Lima, também conhecida como avenida Central. O fato de ter um quartel não inibe as ações criminosas. Nas redes sociais circula a fotografia do monumento que representa o bairro com a legenda "Queremos paz". 


Veja nota da SSPDS na íntegra 

 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que os crimes ocorridos no bairro Conjunto Ceará – Área Integrada de Segurança 02 (AIS 02) de Fortaleza, após serem noticiados à Polícia Civil, são devidamente investigados. A exemplo disso, está a prisão de uma das pessoas envolvidas no roubo a um salão de beleza do bairro, em 24 horas, após apurações conduzidas pelo 12º Distrito Policial (DP). Os trabalhos policiais permanecem na região visando localizar os demais partícipes do crime. Mais detalhes serão repassados no momento oportuno. 


Outro crime ocorrido na região que teve sua elucidação divulgada, nesta sexta-feira (14), foi a apreensão do adolescente envolvido no latrocínio que vitimou o pastor Antônio Wanderley de Paulo (50), na última segunda-feira (10). O menor de 16 anos, autor do disparo que matou a vítima, foi apreendido após um esforço conjunto da Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do 12º DP, e da Polícia Militar, por intermédio do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).  


A Secretaria reforça ainda que suas estratégias de segurança são baseadas principalmente nos registros de ocorrência. Para tanto, o Conjunto Ceará e os bairros Genibaú e Granja Portugal, foram selecionados para receber a terceira Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) da Capital, em 2017, quando tiveram os trabalhos das Polícias Civil e Militar reforçados. Atualmente, o patrulhamento da região é feito pelo policiamento reativo, com equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e do motopatrulhamento, além da atuação de composições da Força Tática (FT), do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e do Comando Tático Motorizado (Cotam). Em paralelo a isso, estão os trabalhos proativos do Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV), o Grupo de Segurança Escolar (GSE) e o Grupo de Segurança Comunitária (GSC), também da Polícia Militar.  


Por último, a SSPDS informa que o bairro também possui câmeras de videomonitoramento conectadas 24 horas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e que auxiliam, por meio do uso da tecnologia, as ações das forças de segurança no território.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente