Participamos do

Quatro metralhadoras capazes de derrubar avião são apreendidas no Ceará, Pernambuco e Rio

Armas de calibre .50 foram encontradas no Ceará em agosto. Nesta semana, Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu modelo pela primeira vez. Já nesta quarta-feira, 26, grupo que tentou roubar avião de valores em Pernambuco pretendia usar armamento semelhante
18:04 | Set. 26, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
Em um mês e meio, quatro metralhadoras calibre .50 foram apreendidas por forças da Segurança Pública no Ceará, no Rio de Janeiro e em Pernambuco. No caso mais recente, nesta quarta-feira, 26, o armamento estava prestes a ser usado quando os agentes impediram o roubo de um avião de valores, em Salgueiro, a 513 km de Recife. 
[FOTO2]
As metralhadoras Browning foram criadas e aperfeiçoadas a partir do fim da Primeira Guerra Mundial. Conforme explicou Gustavo Fruet, presidente do Sniper Clube de Tiro, a arma originalmente era usado no combate aéreo e para atravessar blindagens, de acordo com as munições usadas. O armamento é capaz de acertar um alvo a dois quilômetros, tem munição de aproximadamente 15 cm e realiza mais de mil disparos por minuto. 

Entre os criminosos, o modelo é usado principalmente para interceptar meios de transporte de valores. “Normalmente, dão um tiro no motor e param o veículo com o dinheiro. Depois, eles atacam com fuzis, pistolas e escopetas”, disse. 

Na prisão realizada nesta quarta-feira, 26, por exemplo, a Polícia Federal (PF) apreendeu seis fuzis. A metralhadora estava instalada em uma Hilux branca, adaptada para a ação. 
 
 
[VIDEO3]
O grupo armado invadiu o Aeroporto de Salgueiro no momento da aterrissagem de um avião de transporte de valores e disparou contra o piloto. Os policiais abordaram a quadrilha e houve intenso confronto, resultando na morte de seis criminosos. Além deles, foram presos mais quatro integrantes da quadrilha. Outros homens conseguiram fugir. 
[VIDEO2]
Conforme O POVO Online apurou, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), André Costa, ordenou que o Comando Tático Rural (Cotar) reforce o policiamento das fronteiras do Estado.
[FOTO3]
Ceará
[SAIBAMAIS]
Descoberta de armamento de grosso calibre também chamou atenção no último dia 13 de agosto. Dois fuzis .50 foram encontrados no Ceará pela primeira vez. À época, a investigação seguia os passos de quadrilha interestadual especializada em roubo de agências bancárias e carros-fortes. Além das armas de fogo, foram apreendidas centenas de munições calibre 5.56, 7.62 e .50, além de uma pistola calibre .40, dezenas de carregadores e coletes balísticos.

Rio de Janeiro

Já na última quinta-feira, 20, a Polícia Civil do Rio de Janeiro interceptou a venda de uma arma de calibre .50. Medindo 1,70 metro e pesando 40 quilos, o armamento é o maior já apreendido no estado.
 
[VIDEO1] 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente