Participamos do

Prefeitura de Fortaleza celebra dois anos do Projeto "Uma Criança, uma Árvore"

O projeto alcançou a marca de aproximadamente 2.500 mudas de árvores doadas
23:13 | Set. 20, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Para celebrar os dois anos do projeto "Uma Criança, uma Árvore", a Prefeitura Municipal de Fortaleza deverá realizar, nesta sexta-feira, 21, uma ação de educação ambiental e distribuição de mudas no Hospital e Maternidade Zilda Arns (Hospital da Mulher).

O projeto, coordenado pelas Secretarias Municipais de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e da Saúde (SMS), com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), alcançou a marca de aproximadamente 2.500 mudas de árvores doadas, desde seu lançamento em setembro de 2016. A iniciativa faz parte do Plano de Arborização e visa incentivar a preservação ambiental, a partir da entrega de uma muda nativa ou frutífera às mães das crianças que nascem nos hospitais participantes, gerando um vínculo afetivo e social.

A jovem Vitória Rebeca de Oliveira, de 23 anos, foi uma das primeiras mães a receber uma muda, logo após o parto, no início do projeto, no ano de 2016. Então, assim como o projeto “Uma Criança, Uma Árvore”, seu filho Joab Oliveira, também está completando dois anos de vida. Ela afirma que acredita na importância da conscientização ambiental, passada de mãe para filho. “Eu vou ensinar para ele que a questão ambiental é algo muito importante. Hoje, aos 2 anos, ele já sabe regar, já pega um baldinho e joga água na planta”, enfatiza Vitória.

Já para Maria Elizeuda de Oliveira, mãe da Vitória e avó do Joab, a chegada da planta doada no dia do nascimento do neto, mudou a rotina da família e despertou o interesse no plantio. “Eu não tinha plantas em casa. Após a chegada desta, me incentivou muito a plantar outras mudas, ela foi só a primeira. Uma planta dentro de casa é uma bênção. Vamos contar esta história para Joab quando ele estiver maior e quando ele casar e tiver um filho, vou tirar um galho e dar para ele plantar na casa dele, assim, irá de geração em geração”, afirma Maria Elizeuda.

Além da árvore, as mães participantes recebem um certificado, onde consta o nome dos pais e da criança, assimo como as orientações para o plantio, cuidados e espécie da planta. Participam do projeto o Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana, Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns (Hospital da Mulher) e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand, além do Hospital Geral Dr. César Cals.

Dia 21 de setembro, data escolhida para ato simbólico em comemoração aos dois anos do projeto, é nacionalmente conhecido como o Dia da Árvore. A Prefeitura investe em diversas políticas públicas, além do projeto “Uma Criança, Uma Árvore”, visando o fomento da arborização. “O Plano de Arborização, coordenado pela Seuma, está inserido na Política Ambiental de Fortaleza. A iniciativa garante que a arborização seja realizada de maneira ordenada, estruturada, sistematizada e respaldada na legislação. Desde seu lançamento, no ano de 2014, já foram plantadas e doadas mais de 91 mil novas árvores, ampliando a cobertura vegetal da cidade”, afirma Águeda Muniz, titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Serviço
Celebração dos dois anos do projeto “Uma Criança, Uma Árvore”
Data: Sexta-feira, 21
Horário: 9h
Local: Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns (Hospital da Mulher) (Avenida Lineu Machado, 155, Jóquei Clube)
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente