Participamos do

Operação assistida do VLT terá horário ampliado a partir de segunda-feira, 10

Os novos horários serão : de 6h às 13h e de 16h40 às 20h, de segunda a sábado.
23:27 | Set. 06, 2018
Autor Jullie Vieira
Foto do autor
Jullie Vieira Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
A Secretária da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), anunciou que a partir da próxima segunda-feira, 10, fará a ampliação do horário da operação assistida do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe. Os novos horários serão : de 6h às 13h e de 16h40 às 20h, de segunda a sábado. O anúncio foi realizado na tarde desta quinta-feira, 6,  em uma coletiva de imprensa.
 
De acordo com titular da Seinfra, Lucio Gomes, a ampliação da operação assistida, além de prever o funcionamento de 10 estações, facilitará a mobilidade dos fortalezenses, “Nós estamos trabalhando principalmente nos horários contrários para evitar congestionamentos e desgastes à população. A ideia é que as estações estejam prontas até o final de 2018 para que a população possa usufruir do VLT, e a cidade só tem a ganhar, facilitando a mobilidade urbana com segurança”, disse Lucio.
 
O trecho da operação assistida incluirá as estações que estão divididas pelos bairros Parangaba, Montese, Vila União, Borges de Melo, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales e Papicu. As outras duas estações (Mucuripe e late) aproxima as outras obras que estão sendo complementadas. A previsão para a conclusão será até o final deste ano.
 
Na ocasião estiveram presentes, além de Lucio Gomes, o secretário adjunto da infraestrutura, André Pierre, o coordenador de Transportes e Obras da Seinfra, Tiago Brasileiro, a engenheira Alexsandra Martinez,o presidente da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, Eduardo Hotz e o diretor de operação e manutenção da Cia Cearense de Transportes Metropolitanas, Plínio Saboya.
  
O VLT 
 
O VLT iniciou a fase de operação assistida, possibilitando o transporte dos passageiros e sem cobrar a tarifa, em julho de 2017, entre as estações da Parangaba e na Borges de Melo, de segunda a sexta-feira, das 6 horas até o meio dia. Já em julho de 2018, a operação precisou ser estendida e passou a fazer o percurso entre as estações da Parangaba e Papicu, ocasionando o aumento do percurso para cerca de 10,8 km e incluindo 8 das 10 estação que estavam já previstas no projeto.
 
VLT Parangaba-Mucuripe
 
O Projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe prevê 13,2 quilômetros (1,4 km em elevado) com extensão para 10 estações, sendo 3 pontes, 12 viadutos e três passarelas, além disso, possibilitará a reurbanização de várias áreas em 22 bairros da Capital cearense, e deverá se integrar ao sistema de ônibus da Prefeitura de Fortaleza e as Linhas Sul (futura) Leste do metrô de Fortaleza. Estima-se que 90 mil passageiros possam ser beneficiados por dia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente