Participamos do

Meac celebra 20 anos da implantação do Método Canguru

O evento acontece nesta quarta-feira, 19
16:27 | Set. 18, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] A Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac) promoverá nesta quarta-feira, 19, evento em comemoração aos 20 anos da implantação do Método Canguru na instituição. O encontro contará com a presença da consultora da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Dra. Luiza Geaquinto Machado.
 
[SAIBAMAIS] O método consiste em um modelo de assistência a recém-nascidos prematuros e sua família, em que o bebê é colocado em contato “pele a pele” com os pais. De acordo com a instituição, a técnica incentiva o cuidado com a criança além da necessidade biológica, enaltecendo a importância do vínculo familiar.
 
Segundo a chefe da Unidade Canguru da Meac, a neonatologista Rosalina Araújo, essa “filosofia” começa no pré-natal. “Desde o acolhimento da mãe na recepção até a alta do bebê, o cuidado integral e humanizado tem os dois como prioridade no nosso atendimento”, diz a profissional, acrescentando que o método Canguru não se resume à posição do bebê pele a pele na mãe.
 
Entre os benefícios do Método Canguru, a Meac ressalta o menor tempo de internação do bebê, aumento da temperatura do corpo e instabilidade, oxigenação adequada, diminuição de infecção hospitalar entre outras vantagens. Atualmente, a instituição possui cinco leitos na Unidade Canguru, em que a mãe volta a se internar no hospital para ajudar na melhora do bebê.
 
A programação, que contará com a presença de  profissionais, mães, pais, bebês e ex-pacientes da instituição, começará a partir das 8 horas, na Meac, rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo. 
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente