Participamos do

Começa época das "chuvas do caju"; entenda o fenômeno

No feriadão deste fim de semana, a previsão é de céu nublado em todo o Ceará
18:14 | Set. 07, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Fortaleza e municípios da região metropolitana estão amanhecendo com chuvas fracas durante os primeiros dias de setembro. O fenômeno das precipitações nesta época do ano ficou conhecido pelos cearenses como “chuva do caju”, por coincidir com o período da colheita do caju e de sua fruta, a castanha. As chuvas são fracas, acontecem na madrugada e início da manhã e tem pouco tempo de duração. 

O meteorologista David Ferran explica que as precipitações não têm relação direta com a floração do caju e que o termo foi difundido por populares. Na verdade, as chuvas são “resultado da interação entre os efeitos da brisa terrestre e os ventos alísios”, comuns em regiões subtropicais. Elas costumam afetar a faixa litorânea do Ceará e, com menos frequência, a região do médio e baixo Jaguaribe.

[SAIBAMAIS]Essas chuvas podem ocorrer durante os meses setembro, outubro e novembro, segundo Ferran. Entretanto, o especialista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que elas não são suficientes para aumentar o aporte de reservatórios hídricos do Estado. “A média de chuva para estes meses é muito baixa, se comparado com a época da quadra chuvosa”, diz. 

No feriadão deste fim de semana, a previsão é de céu nublado em todo o Ceará. Apesar da “chuva do caju” continuar acontecendo com certa frequência neste mês, David afirma que não há expectativa de precipitação para os próximos dias. . 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente