Participamos do

UFC realiza painel sobre mobilidade urbana nesta quinta-feira

"Desafios das Cidades - Mobilidade Urbana & Redes Complexas" será realizado no auditório da Reitoria da UFC
19:16 | Ago. 28, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Nesta quinta-feira, 30, das 16h às 18h30min, será realizado o terceiro Painel Interdisciplinar de 2018, promovido pelo Colégio de Estudos Avançados das Universidade Federal do Ceará (CEA/UFC) com o tema “Desafios das Cidades – Mobilidade Urbana & Redes Complexas”.  As Inscrições podem ser feitas acessando o formulário eletrônico, clicando aqui. O evento acontece no auditório da Reitoria da UFC e dá direito a certificado.
 
[FOTO1] 
Os conferencistas convidados são o arquiteto e urbanista Fausto Nilo e o professor doutor José Soares Andrade Júnior, docente do Departamento de Física e Pró-Reitor de Relações Internacionais da UFC.
 
O painel vai apresentar conteúdos sobre os desafios urbanísticos para reequilibrar os componentes da forma urbana com vistas à cidade próspera, acessível e justa, a partir da análise do caso de Fortaleza, seus bloqueios e oportunidades. Também haverá breve introdução à Física de Sistemas Complexos com ênfase na topologia e dinâmica de Redes Complexas, incluindo aplicações em mobilidade urbana, eficiência de cidades, sociologia e política. 
 
Sobre os conferencistas 
Fausto Nilo possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1970). Desenvolve projetos de edificações, complexos de uso público, equipamentos turísticos e projetos de urbanismo. Entre as obras de edificação se destacam aquelas de uso público em que foi coautor junto ao arquiteto Delberg Ponce de León, entre as quais a reforma e adaptação da Ponte dos Ingleses, o Mercado São Sebastião, a nova Praça do Ferreira, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a reforma do Hotel Oásis Atlântico, vários centros educacionais e edifícios residenciais, todos em Fortaleza.

Já José Soares é professor titular do Departamento de Física da UFC, do curso de pós-graduação em Física, e bolsista de Pesquisa do CNPq Nível 1A. Tem mestrado e doutorado em Engenharia Química pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro, e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco.
  
Serviço
Painel Interdisciplinar “Desafios das Cidades – Mobilidade Urbana & Redes Complexas”
Quando: quinta-feira, 30 de agosto, das 16h às 18h30min
Onde: Auditório da Reitoria da UFC (Avenida da Universidade, 2853, Benfica)
Inscrições
clique aqui 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente