Participamos do

Projeto tem transformado entorno do Centro Dragão do Mar com novas cores e tons

A ideia é oferecer condições de segurança para os usuários mais vulneráveis das ruas
21:00 | Ago. 02, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O projeto Cidade da Gente tem realizado intervenção artística na rua Almirante Jaceguai, próxima ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Com programação cultural, educativa e de prestação de serviços públicos oferecida por durante 15 dias, uma “nova cara” ao local, além de outra “lógica” ao trânsito da Capital estão sendo propostas. 
  
A ideia é demonstrar a possibilidade de criar novos usos aos espaços públicos disponíveis nas ruas, com objetivo de torná-las mais acessíveis a pedestres, ciclistas e pessoas com necessidades especiais. Ou seja, além do trânsito de veículos motorizados.
  
Um novo desenho urbano foi implantado temporariamente na rua Almirante Jaceguai, oferecendo condições de segurança aos mais vulneráveis no trânsito, além de garantir mais espaço para o lazer e convívio urbano. O conceito antecipa parte da área de trânsito calmo anunciada no início do ano pelo prefeito Roberto Cláudio, para o bairro Praia de Iracema.
[SAIBAMAIS]  
Com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, a Prefeitura de Fortaleza dará início ao projeto neste sábado, 4. Durante os 15 dias posteriores, quem passar pelo local vai encontrar apresentações de grupos musicais e outras intervenções artísticas, doação de mudas de plantas regionais e exames e orientações de saúde.
  
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disponibilizam ainda serviços como solicitação de Bilhete Único, cartão de gratuidade para pessoas com necessidades especiais, cartão do idoso e emissão de credenciais para vagas especiais.
 [FOTO2] 
Usando como exemplo a experiência do bairro Cidade 2000 em setembro passado, quando o Cidade da Gente foi realizado pela primeira vez, os organizadores do projeto apontam resultados positivos da ação.
  
“Além de oferecer mais segurança para crianças, idosos e toda comunidade em geral, essas intervenções temporárias têm o poder de transformar a forma como as pessoas se apropriam do espaço público”, explica Skye Duncan, diretora da Iniciativa Global de Desenho para Cidades, da National Association of City Transportation Officials (Nacto/EUA), parceria da Iniciativa Bloomberg.
  
Serviço
Lançamento do projeto Cidade da Gente na Praia de Iracema
Local: Rua Almirante Jaceguai, ao lado do Porto Iracema das Artes
Data: sábado, 4/8
Horário: 16 horas 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente