Participamos do

Projeto oferece bolsas de estudo para estudantes da rede pública em instituições privadas no Ceará

Inscrições para o processo seletivo acontecem até 30 de setembro através do site primeirachance.org
12:41 | Ago. 10, 2018
Autor Gabrielle Zaranza
Foto do autor
Gabrielle Zaranza Estagiária de Agenda Cultural do Vida&Arte
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O “Primeira Chance”, iniciativa sem fins lucrativos, está disponibilizando bolsas para o ano letivo de 2019. As inscrições para o processo seletivo acontecem até 30 de setembro através do site primeirachance.org. Podem se candidatar às vagas alunos matriculados do 8º ano do ensino fundamental ao 1º ano do Ensino Médio em escolas públicas, tendo no máximo 17 anos completos no momento da inscrição e perfil de alto rendimento escolar. 

“A ação surgiu em 2011 com pessoas do Ceará. A iniciativa foi pensada para alunos de escolas públicas com muito potencial, mas que sofrem empecilhos na trajetória escolar por falta de recursos”, explica Isaac Jucá, membro da diretoria do projeto. Além da bolsa, a ação financia material escolar, transporte, alimentação e uniforme.

Os estudantes recebem, também, a devida orientação para decisões de carreira e para facilitar acesso aos demais bolsistas e parceiros da iniciativa. Atualmente, 87 bolsistas são beneficiados pelo projeto. 
 
Túlio Amorim, 19, participou, em 2014, quando estava no segundo ano do Ensino Médio. Hoje, ele está no sexto semestre de medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC). “Eu estudava numa escola pública do interior do Ceará e me dedicava muito, mas não tinha oportunidade. O projeto foi revolucionário para mim”, conta. “A fase de adaptação foi complicada, mas também recebi apoio emocional. Meu monitor, formada na área profissional do meu interesse, conversava muito comigo”. 

A ideia de direcionar os estudantes a uma rede particular é esclarecida por Isaac. “São instituições que oferecem professores capacitados e com boa estrutura de ensino. Observamos também que a maior parte dos aprovados nos cursos mais concorridos são de escolas privadas. De acordo com os números e aprovações, na rede privada é mais fácil conseguir aprovação nos cursos que eles querem”, diz. “O ensino na rede pública está melhorando e torcemos para que isso continue acontecendo. Desta maneira, poderíamos apoiar o aluno de outra forma, mas, até lá, é mais interessante direcionar o aluno a uma rede privada”, elucida. 

O processo seletivo é composto por quatro etapas: a inscrição, feita pelo site; análise do perfil; uma prova escrita (de português, matemática e redação) e, caso seja selecionado para a próxima etapa, uma entrevista com membros do projeto. Para participar este ano, é necessário apresentar renda per capita de até um salário mínimo e não pode ter repetência no histórico escolar. Alunos de qualquer estado brasileiro podem se inscrever, desde que tenham condições comprovadas de moradia na cidade da instituição de ensino em que irá estudar.
 
Professores e diretores de escolas da rede pública também podem indicar jovens talentos ao projeto através do e-mail contato@primeirachanche.org. 
 
Serviço
 
Processo seletivo para Bolsas de Estudo no Primeira Chance

Critérios: Jovens com até 17 anos completos no momento da inscrição, cursando 8º, 9º ou 1º ano do Ensino Médio. Sem repetência em anos escolares e membro de família com renda familiar per capita de até 1 (um) salário mínimo. Será necessário comprovar condições de moradia na cidade da instituição de ensino em que irá estudar, caso selecionado.
Inscrições: de 01/08 a 30/09 no site 
Local de processo seletivo: Colégio Ari de Sá - Av. Duque de Caxias, 519 - Centro, Fortaleza - CE
Mais informações: primeirachance.org
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente