Participamos do

Fortaleza ganha prêmio internacional de transporte e sediará evento global em 2019

A Capital cearense recebe o Mobilize 2019, de 24 a 26 de junho de 2019. Evento vai receber 200 especialistas entre sociedade civil, poder público, operadores e agências multilaterais e bilaterais de financiamento
19:40 | Ago. 15, 2018
Autor Rubens Rodrigues
Foto do autor
Rubens Rodrigues Repórter do OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O centro do debate sobre desenvolvimento do transporte em 2019 será em Fortaleza. A Capital receberá o Mobilize, evento que reúne anualmente em diferentes países a cúpula internacional de transportes sustentáveis do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), entre os dias 24 e 26 de junho de 2019. 

Na manhã desta quarta-feira, 15, o prefeito Roberto Cláudio se reuniu com a diretora do ITDP no Brasil, Clarissse Like e a diretora de Planejamento da Mobilize, Nora Peña. No encontro, realizado na Coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Federativas de Fortaleza (Cerif), foi dicutida a organização do evento. A secretária Patrícia Macêdo acompanhou a discussão.

O ponto crucial do evento para o prefeito Roberto Cláudio é, além de mostrar o que vem sendo feito na Capital, ter acesso às agências de financiamentos para investir em projetos futuros. "Vamos apresentar os avanços, mas também as necessidades. A gente tem que avançar muito ainda e é preciso dinheiro pra isso".

"É uma oportunidade única pra gente. O transporte público é agenda da cidade, mas não está mais apenas no controle da agenda pública. Imprensa, grupos organizados de interesse em relação a passageiros e pedestres também têm debatido. Há uma rede de pessoas debatendo", explicou o prefeito. Roberto Cláudio acredita que o Mobilize 2019 pode contribuir para o "ganho de consciência e apoio público" da cidade em relação aos espaços do pedestre, do ciclista e do transporte público.

Diretora do ITDP no Brasil, Clarisse Like destaca que "nenhuma cidade é perfeita", mas que é importante observar o avanço das pautas do transporte público, das bicicletas e de quem se move a pé nas cidades.

"O que a gente quer na verdade é que as cidades que já estão comprometidas continuem avançando nas suas agendas e que inspirem outras cidades. Queremos ver a transformação acontecendo, seja do ponto de vista das políticas públicas, seja dos projetos pilotos", diz. "Vamos trazer a comunidade iternacional de trasnportes para conhecer a cidade, ver quais são os desafios, se inspirar e colaborar com a transformação que está acontecendo". 
 
Avanços em Fortaleza 
 
[SAIBAMAIS]O evento vai receber 200 especialistas entre sociedade civil, poder público, operadores e agências multilaterais e bilaterais de financiamento. Cidades como Dar es Salaam (Tanzania), Santiago (Chile) e Yichang (China) venceram o prêmio nos últimos anos. O Brasil apareceu na lista pela última vez em 2015, com as capitais Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. 
 
"Fortaleza está avançando muito, principalmente com políticas que dizem respeito à segurança viária que é uma das grandes bandeiras que as cidades precisam prestar atenção", diz Like. A diretora elenca os principais impactos do uso do carro na cidade, como congestionamento, poluição e acidentes como justificativa na mudança de prioridade para políticas para pedestres e ciclistas, além do transporte público.

"Fortaleza é uma das cidades no Brasil com posicionamento bastante problemático nesse sentido  e vem avançando para pensar como é que a gente consegue tornar a cidade mais própria para esses públicos", explica. "É uma inversão de valores que a gente quer promover  nas cidades e a gente vê isso começando a ser discutido em Fortaleza. Ainda há muito a ser feito do ponto de vista da quantidade e, acima de tudo, de qualidade".
 
Vencedores:

2019: Fortaleza, Brasil

2018: Dar es Salaam, Tanzânia

2017: Santiago, Chile

2016: Yichang, China

2015: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, Brasil

2014: Buenos Aires, Argentina

2013: Cidade do México, México

2012: São Francisco, Estados Unidos

2012: Medellín, Colombia

2011: Guangzhou, China

2010: Ahmedabad, Índia

2009: Nova York, Estados Unidos

2008: Paris, França

2008: Londres, Inglaterra

2007: Guaiaquil, Equador

2006: Seul, Coreia do Sul

2005: Bogotá, Colômbia 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente