Participamos do

Carroceiro joga lixo em rua enquanto Prefeitura limpava área; veja vídeo

O material foi despejado enquanto trabalhadores da Prefeitura de Fortaleza iniciavam o processo de requalificação da área, que tem prazo de entrega na sexta-feira, 31
14:00 | Ago. 28, 2018
Autor Ítalo Cosme
Foto do autor
Ítalo Cosme Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]

Um carroceiro despejou entulho na rua Eduardo Barbosa, no São João do Tauape, enquanto trabalhadores da Prefeitura de Fortaleza retiravam lixo e capinavam na mesma área. No momento, uma mulher tentou impedir o despejo, mas o trabalhador não a obedeceu. O quarteirão, no entorno da subestação da Enel, onde o lixo foi jogado, vai passar por requalificação e deve ficar pronto até sexta-feira, 31.

No vídeo, uma mulher, que prefere não se identificar, tenta convencer o trabalhador de que o ato dele é errado e de que no local não pode ser descartado lixo.  Asenhora pede para que o homem leve a carga ao Ecoponto mais próximo, instalado na avenida Visconde do Rio Branco. O carroceiro mostra desconhecer o local e pergunta onde fica o equipamento. 
 
 
[VIDEO1]
 
De acordo com a Regional II, antes e durante da ação, agentes educadores da órgão juntamente com lideranças comunitárias realizam abordagem e conscientização socioambiental com os moradores e comerciantes da região. O plantio de mudas e os cuidados da área, em parceria com a população, de acordo com a SER II, devem impedir novos despejos irregulares de lixo.

[SAIBAMAIS]A intervenção na área, conhecida pelos entulhos, inclui limpeza e remoção dos resíduos sólidos, capinação, pintura do meio fio, varrição, novos plantios, além de um painel artístico com grafitagem com mensagens e desenhos sobre a preservação e os cuidados com o meio ambiente. Este é o quarto ponto que recebe intervenção do tipo no bairro São João do Tauape, onde a rua se localiza, os outros são próximos à região do Lagamar. 

Do início de 2017 até o momento, a gestão municipal já realizou mais de 400 requalificações, sendo 64 espaços recuperados em bairros da Regional II. Para fortalecer a política de combate ao descarte irregular de lixo, o Município já instalou 48 Ecopontos em toda a cidade, oito estão na Regional II. 


Ecopontos
Ecopontos recebem pequenas proporções de entulhos, podas, móveis e óleo de cozinha. Com a troca é possível acumular créditos para converter em desconto na conta de energia ou em crédito no Bilhete Único. Os Ecopontos já receberam mais de 15.014 toneladas de materiais, sendo 12.872 toneladas de entulho, 2.142 toneladas de materiais recicláveis e 25.958 litros de óleo até o final de 2017.
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente