Participamos do

1º Encontro Latino-Americano de Juventudes é sediado em Fortaleza e aborda a segurança pública

Promovido pelo Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP) da ONG Visão Mundial, o encontro tem como objetivo promover o debate entre jovens e adolescentes sobre o tema
22:18 | Ago. 31, 2018
Autor Gabrielle Zaranza
Foto do autor
Gabrielle Zaranza Estagiária de Agenda Cultural do Vida&Arte
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
O primeiro Encontro Latino-Americano de Juventudes ocorreu de quarta-feira, 29, a sexta-feira, 31, em Fortaleza. Promovido pelo Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP) da ONG Visão Mundial, o tema desta edição foi segurança pública e justiça. Nesta quinta-feira, 30, jovens de todas as regiões do Brasil se reuniram no auditório do Hotel Wirapuru para falar sobre a a participação social na prevenção e redução de homicídios. 
 
“Uma das nossas bandeiras de luta é o enfrentamento ao extermínio das juventudes, principalmente da periferia, tendo em vista esse contexto de alto índice de mortalidade desse público”, explica um dos coordenadores do MJPOP, Edgleison Rodrigues. De acordo com ele, o encontro reúne especialistas e jovens para debater o tema. “Acreditamos que mudar a realidade desses jovens só será possível se pensarmos novos modelos de segurança pública a partir da perspectiva comunitária”, detalha. 
 
Edgleison explica que o encontro é pauta em três linhas estratégicas: fazer um diagnóstico sobre as políticas públicas, pensar em como podemos reduzir e prevenir os homicídios e, então, construir novos modelos de segurança. “Este debate deve resultar na elaboração de um plano de ação estratégico que possa ser realizado em comunidades, levando em consideração tudo o que foi discutido aqui”, diz. 
 
A estudante de Relações Internacionais Mariana Downs, 20, veio de Salvador para participar do momento. “É interessante abordar a temática numa perspectiva latino-americana, somos um continente que às vezes fica à parte de muitas discussões. O assassinato da juventude negra é muito pautado no MJPOP. A maioria dos adolescentes do grupo é de comunidades periféricas, principalmente no Nordeste. Com esta oportunidade de dialogar e debater, ouvimos relatos que são muito dolorosos, mas importantes”, diz.
 
Italo Santos Viana, 18, está no ensino fundamental e integra o MJPOP. Natural de Fortaleza, o estudante conheceu o grupo aos 13 anos de idade. “Somos jovens que monitoram as políticas públicas e que reivindicam seus direitos. Esse tipo de encontro me motiva a voltar pra minha comunidade sabendo que terei algo a acrescentar. Lá, segurança pública é um tema que não entre em discussão”, explica.
 
O diretor nacional da Visão Mundial Brasil, João Helder Diniz, conta que a escolha da cidade para o evento foi pensada. “A questão da violência no Ceará nos preocupa muito. O número de adolescentes assassinados tem aumentado. Realizamos o encontro aqui para conhecer a realidade do Estado e refletir sobre o que pode ser feito nas comunidades daqui”, relata. “Organizar os jovens para que eles possam participar dos programas da Visão Social e demais instituições também é uma forma de prevenção”, conclui.
 
O evento se encerrou nesta sexta-feira, 31, quando os encontristas iriam analisar conclusões e propostas construídas ao longos dos debates. Além disso, a finalização do encontro contaria com uma performance, um debate sobre segurança pública a partir de experiências comunitárias e uma mesa sobre experiências institucionais e comunitárias de enfrentamento à violência.
  
Programação

Sexta-feira, 31

Local: Hotel Wirapuru (Avenida Alberto Craveiro, 2222)
 
Linha Estratégica III: Pensando Novos Modelos de Segurança

8h30min - Ronald Castro (Performance)

9h às 10h15min - Conferência IV: Pensando novos modelos de Segurança Pública a partir de nossas experiências comunitárias 

10h30 às 12h - Mesa V: experiências institucionais e comunitárias de enfrentamento à violência, com participação de Renato Roseno (Assembleia Legislativa), Melissa Lima (Núcleo Atitude Jovem), Bruno Langeani (Instituto Sou da Paz)
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente