Participamos do

Robô gigante chama atenção em frente a shopping de Fortaleza; veja vídeo

Escultura de três metros foi feita por funcionário que reciclou resto de material do shopping
17:11 | Jul. 25, 2018
Autor Ítalo Cosme
Foto do autor
Ítalo Cosme Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
Os olhos vermelhos, a lança e o escudo do robô de três metros chamam a atenção de quem passa pela avenida Carapinima, no bairro Benfica, em Fortaleza. A escultura, feita de material reciclado, faz parte de uma exposição do Shopping Benfica e da programação especial sobre reciclagem neste período de férias. A sucata disposta em frente ao centro comercial desperta curiosidade e dúvida sobre o nome e a origem da obra.   

Mesmo quem está todos dias em frente ao shopping não sabe que “boneco” é esse. “Chama atenção, é diferente”, afirma o mototaxista Ivan Santana. Para o colega de trabalho, Evanildo Torres, a questão é a funcionalidade da escultura ali, diante dos olhos dos trabalhadores e imponente frente ao prédio. Para Gustavo Ives, 5 anos, acompanhado do pai, Francisco Machado, a obra é um “soldado-robô”, como descreve a estrutura metálica. 
 
[VIDEO1]
 
"Bem" é o nome do robô em exposição. De acordo com a superintendente do Shopping Benfica, Marcirlene Pinheiro, a escultura foi criada por Wanderley Gomes, funcionário do empreendimento, e a exposição do material frente ao estabelecimento é uma “homenagem” e “valorização” da reciclagem e do profissional da empresa, que reaproveitou resto de material utilizado no shopping para produzir a obra.
[SAIBAMAIS] 
Sobre a falta de detalhes da estrutura, Marcirlene afirma que a ideia é justamente provocar as pessoas. “Não colocamos nada para que as pessoas começassem a criar ideias”. No entanto, garante que será feito publicação nas redes sociais e no site, até agora não feitas, detalhando do que se trata a campanha e convidando as pessoas para conhecer e opinar sobre o futuro de "Bem". 

A escultura tem três metros de altura e pesa 200 kg. Feito com metalon, tubos e chapas, a estrutura é tecnológica, com dispositivos que permitem movimentos da cabeça. Marcilene informa que o público decidirá o nome final do objeto e por quanto tempo deve ficar exposto. Sobre a iniciativa do funcionário, Marcilene incentiva “errando ou acertando as pessoas não podem ter medo de criar alguma coisa”. 

A reciclagem deve ser explorada ao longo do segundo semestre. A superintendente do shopping afirma que "Bem" vai ser utilizado em ações de tecnologia e reciclagem. De acordo com Marcirlene, o robô gigante pode ser explorado em projeto de startups neste segundo semestre de 2018.  “Vamos sediar startups tecnológicas. Abrir espaço para determinadas instituições para realizar essas startups, abrir espaço para que estudantes possam mostrar os trabalho e procurarem investidores”, informa. Segundo Marcirlene, o projeto deve ser iniciado durante o mês de setembro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente