Participamos do

Investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação: no Ceará tem disso!

18:37 | Jul. 05, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Neste domingo, 8 de julho, o Brasil comemora o Dia Nacional da Ciência. A data foi criada em 2001 para incentivar e valorizar a atividade científica no país, visto o papel fundamental que Ciência, Tecnologia e Inovação - CT&I - desempenham no desenvolvimento das nações. O setor é decisivo para a retomada do crescimento.

Temos presenciado as contínuas reduções nas verbas e investimentos em CT&I promovidas pelo atual governo federal. A boa notícia é que o Ceará vai na contramão desta realidade, ao aumentar os investimentos públicos no setor. Somos referência nacional em iniciativas de democratização e empreendedorismo na área.

Um exemplo dessa escolha estratégica é a decisão do Governo do Ceará de destinar 1,01% da receita tributária líquida do Estado para a Funcap, neste ano de 2018. O governador Camilo Santana assumiu o compromisso de chegar a 2% dessa receita, como manda a Constituição, gradativamente, em um período de 10 anos. O repasse desses recursos representará, no final de 2027, mais de 3 bilhões de reais para a ciência e tecnologia.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) vem desempenhando o papel de articuladora, orquestrando toda a cadeia cearense de CT&I e promovendo ações que afetam esse setor vital para as intenções do Estado de modo positivo. Só com um ecossistema de inovação integrado e fortalecido poderemos responder aos nossos desafios em saúde, educação, cultura, segurança pública, segurança hídrica, inclusão social e mobilidade urbana.

O trabalho da Secitece, que neste ano completa 25 anos de existência, é realizado em conjunto com suas instituições vinculadas: Uece, UVA, Urca, Nutec, Funcap e Centec. Uma das grandes iniciativas desse conjunto aconteceu no último dia 5 de julho, com o lançamento do edital Funcap - Inovafit Fase 2/2018, que destina R$ 10 milhões em recursos públicos para produtos e processos inovadores desenvolvidos em terras alencarinas.

Também temos garantido bolsas de estudo para pós-graduação (mestrado e doutorado), incentivado o empreendedorismo digital dos jovens - por meio do programa Corredores Digitais e da Universidade do Trabalho Digital - e promovido uma série de atividades para a popularização do saber científico. O Ciência no Parque, cuja primeira edição ocorreu no último dia primeiro, a Feira do Conhecimento e o Ciência Itinerante são mais exemplos desse compromisso.

Não existe progresso sem Ciência. Por isso, trabalhamos para defendê-la e torná-la acessível ao povo cearense. Estamos convencidos de que este é o
melhor caminho para o alcance de um desenvolvimento inclusivo e socialmente responsável para todos (as).

No Ceará tem disso sim!


Nágyla Drumond
nagyla.drumond@sct.ce.gov.br

Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) e Presidente do Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará (Cogefit).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente