Participamos do

Governo anuncia funcionamento de 589 novas câmeras de vídeomonitoramento em Fortaleza

"Hoje nosso policial faz a abordagem certa", disse André Costa durante a cerimônia de lançamento que ocorreu na sede da Secretaria de Segurança
22:20 | Jul. 03, 2018
Autor Carlos Holanda
Foto do autor
Carlos Holanda Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O Governo do Ceará anunciou nesta terça-feira, 3, o funcionamento de 589 novas câmeras de vídeomonitoramento em Fortaleza. Agora, em vez de apenas 1.403 equipamentos, a Capital disporá de 1.992 aparatos de segurança espalhados pela Cidade. A cerimônia de lançamento ocorreu na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O secretário de Segurança, André Costa, afirmou que hoje o policial "faz a abordagem certa". "Eu não preciso que o policial fique olhando carro por carro, procurando onde está algum carro roubado. O sistema já dá isso pra gente", disse o titular da SSPDS.
 
[VIDEO1]
Somado ao aumento das câmeras, o Governo divulgou que sedes do Batalhão da Polícia Militar de todas as Áreas Integradas de Segurança (AIS) terão sala de controle e comando para acompanhar imagens e informações geradas pelo video monitoramento.

"O mais importante hoje é que a gente consegue fazer essa ampliação, porque nós temos os chamados analíticos - inteligência artificial. Nós temos alguns sistemas que fazem parte do sistema de câmeras, porque uma inteligência artificial trabalha para nós", afirmou Costa. 

Também presente, o governador do Estado, Camilo Santana (PT) enfatizou que o objetivo dessas câmeras é, primeiro, monitorar e intimidar ações de crimes na Cidade e no Estado. "Poder utilizar as imagens para identificar os criminosos ou avaliar as cenas do crime que ocorreu", planeja.

[SAIBAMAIS]O petista disse ainda que, quando assumiu, em 2015, a rede de câmeras que estava interligada no sistema tinha 164 câmeras. "A gente vem interligando as câmeras da SSPDS, da AMC, as câmeras do espiãs. Hoje, já tem conectadas 1.400 câmeras". Santana justificou a escolha, afirmando que "tudo que a polícia vai fazer é em cima de diagnósticos de estudos".

Os primeiros bairros contemplados pela ação são parte da AIS 1: Aldeota, Cais do Porto, Vicente Pinzon, Mucuripe, Varjota, Praia de Iracema e Meireles.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente