Participamos do

Consultas gratuitas ofertadas por optometristas em shopping provocam críticas de oftalmologistas

Profissionais foram convidados para realizar a avaliação dos pacientes. Contudo, médicos oftalmologistas reagiram e acusam a outra categoria de não ter a competência para tais funções
17:37 | Jul. 25, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A oferta de consultas oculares e armações gratuitas no próximo sábado, 28, no Via Sul Shopping, provocou uma queda de braço entre profissionais da saúde dos olhos. De um lado, optometristas foram convidados pela administração do empreendimento a realizar exame de refração e identificar acuidade e grau dos óculos dos pacientes. De outro, oftalmologistas acusam tais profissionais de não terem competência para os procedimentos e de estarem exercendo ilegalmente funções médicas. 

De acordo com Davi Lucena, presidente da Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia, o trabalho dos optometristas têm caráter técnico. “As doenças têm de ser tratadas por médicos, não por técnico leigo. E quem está exercendo a medicina sem ser médico está ilegal. O shopping está sendo conivente”, acusou. Segundo ele, o Conselho Regional de Medicina (CRM) irá buscar sanções para os organizadores do evento. 

O oftalmologista argumenta ainda que a consulta médica é quando o profissional pode verificar uma série de evidência sobre a saúde ocular, análise que, segundo ele, não será feita por optometristas. “Vão doar óculos para pessoas carentes, mas não é porque é pobre que pode ser atendido pelo técnico. Ele não vai saber disso, vai encontrar lá alguém de jaleco, elegante”, disse. 

Ilegal?

Presidente de honra do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Ceará (Croo-CE), José Bezerra rebateu as críticas e defendeu a competência profissional da categoria. “Esta é uma briga de reserva de mercado. Óbvio que não vamos atuar no atendimento secundário e terciário. Se notarmos algum sintoma, vamos indicar um oftalmologista”, ponderou ele, que também é vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do Ceará. 

Conforme Bezerra, os profissionais convidados para o serviço no shopping não irão realizar cirurgias. “A saúde não é privativa, é de todos os profissionais. Não podemos passar remédio, cortar, fazer cirurgia, dar injeção, mas medir visão é a nossa profissão”, defendeu. 

O POVO Online entrou em contato com a assessoria de imprensa do Via Sul Shopping e aguarda posicionamento do empreendimento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente