Participamos do

Clube de Astronomia e Colégio de Bombeiros vão disponibilizar telescópios no dia do eclipse lunar

Observação pública ocorre no Núcleo de Busca e Salvamento de Bombeiros, a partir das 17 horas, nesta sexta-feira, 27
21:47 | Jul. 25, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Nesta sexta-feira, 27, acontece um eclipse lunar que é considerado o maior do século XXI. Na Capital, o Clube de Astronomia de Fortaleza (Casf) e o Colégio de Bombeiros realizam ação que irá disponibilizar oito telescópios para observação do fenômeno.

[SAIBAMAIS]Realizado no Núcleo de Busca e Salvamento de Bombeiros, a partir das 17 horas, na avenida Leste-Oeste e com vista quase perfeita para a direção do eclipse, o público poderá facilmente apreciar a vista.

"A Lua nasce vermelha, por volta das 17h35min, e já às 18h15min termina o eclipse total e ela volta a parecer apenas uma Lua com um pequeno filete prateado", explica o primeiro-tenente João Romário Fernandes Filho, professor de Astronomia do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB).

No local também terão membros do Casf da área de astronomia que vão explicar ao público detalhes sobre o eclipse lunar. Nesta sexta-feira, o brilho da Lua estará menor e quando surgir ao fim do pôr-do-sol, aparecerá vermelha - fenômeno conhecido como Lua sagrenta.

Com os telescópios, será possível observar detalhes de outros planetas do sistema solar como mercúrio, vênus, marte, júpiter e saturno, e também do cinturão de asteróides Vesta, que na sexta-feira estarão visíveis.
 
Serviço
Observação pública - Eclipse lunar
 
Onde: avenida Leste-Oeste, 1000 - Moura Brasil
Quando: sexta-feira, 27, às 17 horas 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente