PUBLICIDADE
Fortaleza
serviços

Confira o que abre e o que fecha em Fortaleza nos dias dos jogos do Brasil na Copa do Mundo

Confira como funciona na Capital o comércio, Tribunal de Justiça, Governo do Estado, shoppings, postos de gasolina e supermercados

22:13 | 12/06/2018
Aurélio Alves/Especial para O POVO
 
Um jogo da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo ocorrerá no fim de semana, que será no próximo domingo, 17, contra a Suiça, às 15 horas, e os outros cairão em dias úteis: contra a Costa Rica, às 9h, no dia 22 (sexta-feira), e contra a Sérvia, às 15h do dia 27 (quarta-feira). As partidas, principalmente as da semana, mudarão os serviços em Fortaleza.
Veja abaixo o que funciona e não funciona na Capital:
 
Centro de Fortaleza

O funcionamento das lojas do Centro durante os jogos fica a cargo do proprietário, portanto algumas devem fechar, outras devem continuar abertas. 

Conforme já havia sido anunciado pelo presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Assis Cavalcante, será colocado um telão na Praça do Ferreira durante os jogos do Brasil para aqueles que estiverem no local.
 
Supermercados

De acordo com o presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), Gerardo Vieira Albuquerque, os estabelecimentos irão parar de funcionar 30 minutos antes de cada jogo do Brasil e retornarão 30 minutos após.  
 
Postos de gasolina 
 
De acordo com Ardilis Arrais, presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviço de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sinpospetro), todos os postos deverão funcionar em horário normal, não sofrendo qualquer alteração nos dias de jogos do Brasil. 
 
Arquivo O POVO Online

Shoppings 

De acordo com Assis Cavalcante, os shoppings de Fortaleza contam com programações que dependem do horário dos jogos. No caso de jogo às 9h, o shopping abre normalmente às 10h e as lojas devem abrir por volta das 11h.

Quando os jogos acontecerem às 15h, as lojas podem fechar, no máximo, meia hora antes do jogo e deverão abrir novamente meia hora após o fim da partida. A decisão de fechar a loja, assim como nas lojas do Centro da cidade, cabe aos proprietários. Praça de alimentação e cinema, por exemplo, não serão afetados.
 
A assessoria dos shoppings North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei e Via Sul Shopping informou que nos horários de jogos do Brasil, as lojas, quiosques e operações da Praça de Alimentação têm funcionamento facultativo, com abertura à critério de cada lojista. 
 
Shopping Benfica
 
Durante os jogos do Brasil na Copa, o Shopping Benfica funcionará em horário normal (segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, praça de alimentação, entretenimento às 11h30; lojas, quiosques e box das 13h às 21h). Durante as transmissões, as operações poderão fechar 30 minutos antes do início dos jogos e reabrir até 30 minutos após o final das partidas.
  
Shopping Iguatemi

O shopping funcionará nos dias 17, 22 e 27 de junho, datas dos três primeiros jogos do Brasil. Veja os horários:

Domingo, 17 de junho

Praças de alimentação e lazer: das 10h30 às 22 horas

Lojas: funcionamento obrigatório das 13h às 14h30min, facultativo das 14h30min às 17h30min e obrigatório das 17h30 às 21 horas.

Sexta-feira, 22 de junho

Praças de alimentação e lazer: das 10h às 22 horas

Lojas: funcionamento facultativo das 10h às 11h30min e obrigatório das 11h30min às 22 horas.

Quarta-feira, 27 de junho

Praças de alimentação e lazer: das 10h às 22 horas

Lojas: funcionamento obrigatório das 10h às 14h30min, facultativo das 14h30min às 17h30min e obrigatório das 17h30min às 22 horas.

Enel 

A Enel Distribuição Ceará montou um esquema especial de atendimento durante os jogos da Copa do Mundo, entre os dias 14 de junho a 15 de julho, que vai envolver a área técnica e o atendimento ao cliente. A companhia manterá seu funcionamento normal durante todo o evento, com exceção apenas nos dias de jogos da seleção brasileira, onde as lojas de rua irão funcionar com expediente reduzido. Já na parte operacional, os operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros – estarão trabalhando durante todo o período para garantir o fornecimento de energia em todo o Ceará.

O esquema especial envolve também a área de atendimento ao cliente, que funcionará normalmente, 24 horas por dia. As lojas de atendimento estarão fechadas no dia 17 de junho, data do primeiro jogo do Brasil. No dia 22 de junho as lojas funcionam de 13h às 18h. No dia 27, o expediente é de 8h às 13h. 
 
Justiça do Trabalho

A Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-CE) fixou horário de expediente do órgão para os dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa da Rússia. 

Segundo o documento, o expediente em toda a Justiça do Trabalho ficará suspenso nos dias em que os jogos iniciarem às 9 horas, 11 horas ou 12 horas. Dias em que as partidas começam às 15 horas, o expediente será das 7h30min e terminará às 13h30min. 
 
(Divulgação / TJCE)

Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) tem dois dias de expediente alterados devido à participação da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo 2018, que acontece na Rússia.

A primeira alteração é no dia 22 de junho, sexta-feira. Na ocasião, a seleção de futebol joga contra a Costa Rica, às 9 horas, o expediente será das 13h às 18 horas. Já no dia 27, quarta-feira, o Brasil enfrenta a Sérvia, às 15 horas, e o horário de funcionamento da Justiça estadual será das 8h às 13 horas.

Governo do Estado

O governador Camilo Santana reduziu o expediente nos órgãos estaduais, durante jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Em alguns casos, o ponto dos servidores estaduais será facultativo.

Segundo a publicação no Diário Oficial do Estado, o expediente será das 8 horas às 13 horas, quando o Brasil entrar em campo a partir das 15 horas (quarta-feira, 27, diante da Sérvia). O expediente será das 14 horas às 18 horas, quando a Seleção Brasileira tiver jogado às 9 horas (sexta-feira, 22, diante da Costa Rica). De acordo ainda com a publicação no Diário Oficial, o ponto será facultativo, quando o Brasil entrar em campo às 11 horas ou às 12 horas.
 
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Centro Dragão do Mar informou que, neste domingo, 17, o Cinema do Dragão terá sessões somente a partir das 18 horas, em virtude do jogo do Brasil na Copa. Também foi alterada a data do show de Bárbara Xavier, que seria realizado neste domingo, às 20h, no Anfiteatro. A apresentação foi adiada para o dia 24 de junho, no mesmo horário e local. O restante da programação segue normalmente.

IZADORA PAULA