Participamos do

Mergulhadores farão limpeza do mar da Praia de Iracema neste sábado

Com programação gratuita começando neste sábado, 9, o evento ocorre até a próxima terça, 12
23:02 | Jun. 08, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO2]
 
Fortaleza sedia a segunda edição da Segunda Semana do Mar (Semar), um dos maiores já realizados no Nordeste para discutir o o mar nas mais diversas vertentes. Esporte, meio ambiente, história, economia, segurança, ciência, comunicação e saúde estarão reunidas na Semar, de 9 a 12 de junho, no Iate Clube de Fortaleza, e o tema principal deste ano será o lixo marinho. 

Para abertura da semana será realizada uma limpeza de praia na manhã de sábado, 9, que também contará com o apoio de 20 mergulhadores, organizados pela operadora de Mergulho Mar do Ceará, que irão retirar os resíduos submersos em área próxima à orla da Praia de Iracema. No domingo haverá a regata em homenagem à "Batalha do Riachuelo", com banda de música da Marinha do Brasil que realizará a abertura das competições aquáticas.
 
Stand-up, caiaque, vela e natação fazem parte da competição. O evento contará ainda com uma mesa-redonda composta das principais autoridades em questões marítimas e ambientais do Estado, que será mediada pela jornalista Maristela Crispim.
 
[FOTO1]

O velejador, palestrante e escritor Amyr Klink dará uma palestra no sábado, 9, às 17h30min, como parte da II Semar e da I Semana do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ambos os eventos acontecem no mesmo período, no Iate Clube de Fortaleza. Amyr foi o primeiro navegador a atravessar o Atlântico Sul sozinho a remo. Cinco anos depois viajou rumo à Antártida em um veleiro construído especificamente para a expedição. É, ainda, autor de vários livros e com mais de 2.500 palestras pelo mundo.  
 
Palestras

Entre os temas das palestras, será discutido o combate ao lixo marinho, a conservação no manguezal, mergulho recreativo e profissional, esportes de vela, surf e stand-up paddle como superação. Pesca fantasma, população de tubarões e naufrágios também serão abordados. Com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Sema, Seuma, Ibama, Associação Brasileira do Lixo Marinho (ABLM), Colônia de Pescadores, Capitania dos Portos, Marinha do Brasil e a operadora de Mergulho Mar do Ceará, será discutido na mesa redonda o tema sobre a fiscalização e gestão dos resíduos sólidos marinhos no Estado do Ceará.
 
Haverá exposições de peças de antiguidade náuticas, venda de peças de cristais resgatados do fundo do mar, estande da Prefeitura com doação de mudas, exposição de aquarismo, oficina de bonecos marinhos de pano, exposições, entre elas, "Terra em Movimento: E o mar virou sertão". O encerramento do evento contará com a participação especial do Coral da UFC.

A Segunda Semana do Mar é realizada por um coletivo de entidades independentes que operam, estudam ou produzem conhecimento no mar, e têm o apoio da Marinha do Brasil, da UFC, Capitania dos Portos, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e Iate Clube de Fortaleza.

Serviço
II Semana do Mar - Semar
Data: 9 a 12 de junho
Horário: 8h às 20h
Local: Iate Clube de Fortaleza (Avenida Abolição, 4812 - Mucuripe)
Entrada gratuita (sugestão de doação de 1kg de alimento/dia para quem for participar das palestras)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente