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Homem é preso em Fortaleza por furtar energia e aplicar golpes em app de transporte e TV a cabo

Além desse crime, ele foi denunciado por furto de energia e golpe envolvendo venda de pacotes de TV por assinatura e locação dos pontos

18:11 | 08/06/2018
Material apreendido pela Polícia
Material apreendido pela Polícia
Um homem foi preso em Fortaleza nessa quinta-feira, 7, após meses fraudando contas do aplicativo de transporte particular 99 Pop. A denúncia, que surgiu da própria empresa, foi feita no 8º Distrito Policial (DP), que cobre a região onde ele agia. Suerlan Mateus Rodrigues de Jesus, de 21 anos, foi preso em flagrante, mas por outro crime: furto de energia.
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O delegado do 8º DP, Giovani Moraes, explica que que Suerlan criava contas de motorista e passageiro no aplicativo com nomes diferentes, e foi identificado ao usar a própria foto em todos os cadastros. Em muitos casos, ele mesmo solicitava e aceitava a corrida. 

"Os cadastros eram feitos com cartões de crédito de terceiros que eram aceitos no aplicativo. Ele confessou que recebia pagamento e, em alguns casos, a operadora de crédito verificava a fraude e não repassava para a empresa", afirma o delegado. "Ele também vendia corridas longas, como para Canoa Quebrada, por R$ 600. Só que ele não fazia a corrida. Ele chamava outro motorista e dividia o valor pela metade para cada um".

A investigação começou em fevereiro, quando a 99 Pop fez a denúncia. Ao cumprir o mandado de busca e apreensão, a Polícia descobriu outro golpe: venda de pacotes de TV por assinatura e locação dos pontos. 

Até então sem passagem pela Polícia, Suerlan Mateus usava um sistema de hackers com dados de cartões de crédito. "Ele ia testando os números e vendo qual era aceito pela empresa. Fazia cadastro no nome das vítimas, vendia o pacote mais caro com seis pontos e alugava cada um por R$ 100", detalha o delegado. 

Suerlan foi preso na própria residência, no bairro Mondubim, onde mora com a esposa e o filho dela. Ela e a criança não estavam em casa na hora do flagrante. Na ação policial, participaram o delegado, três inspetores e um advogado da empresa de transporte particular.
 
Na residência, a Polícia apreendeu 320 chips de telefones de várias operadoras, cartão de crédito e um cartão de motorista da 99, além de um notebook usado para aplicar o crime e aparelhos obtidos por dinheiro ilícito, como um PlayStation 3, uma TV, três celulares e um tablet. 
 
Flagrante 
 
Apesar das investigações, o suspeito foi preso em flagrante por furto qualificado de energia. Na ação policial, a equipe desligou o disjuntor da residência e percebeu que os equipamentos eletrônicos continuaram funcionando. A energia do imóvel estava cortada há, pelo menos, seis meses. Ele faturava pelo menos R$ 4 mil, por mês, pelas corridas fraudadas no aplicativo. A maior parte da renda, no entanto, era por meio da locação de pontos de TV por assinatura.

"Agora que o inquérito está sendo instaurado, o próximo passo é ouvir outras pessoas que foram lesadas e tentar identificar proprietários dos cartões que foram utilizados. Vamos ouvir também motoristas que possam ter feito alguma corrida com ele. É uma teia, várias pessoas concatenadas", pontua o delegado Giovani Moraes. Após a investigação, o suspeito pode ser indiciado pelos crimes de estelionado, falsificação ideológica e falsificação de documento. 
 
A esposa do suspeito, que pediu para não ser identificada, falou à reportagem que não sabia dos trabalhos ilícitos do marido. "Trabalho fora de casa o dia todo e não perguntava muito do trabalho dele porque ele não fala. Só conta que trabalhava com aluguel de pontos de TV por assinatura", disse. 
 
Em nota a 99 informa que "que pediu a abertura da investigação para os órgãos responsáveis e auxiliou ativamente nas apurações, fornecendo todos os dados necessários. A 99 repudia qualquer ilegalidade cometida dentro da sua plataforma.

A empresa possui uma equipe de segurança financeira que está empenhada em identificar possíveis incidentes, composta por 15 pessoas.

Trabalhamos arduamente para coibir esse tipo de ocorrência. O aperfeiçoamento tecnológico é constante e ininterrupto. Isso significa que estamos agindo em todas as frentes para antecipar e prevenir comportamentos inadequados.

 
Temos um processo contínuo de inteligência que identifica comportamentos atípicos e, quando constatado abuso por usuário da plataforma, realiza o bloqueio da conta. Além disso, encorajamos que usuários e parceiros motoristas que denunciem através da Central de Ajuda no app ou pelo telefone 0300 3132 421".
 
A Sky foi contatada, mas não houve retorno até a publicação desta matéria. 
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