Participamos do

Estudante da UFC é selecionada como bolsista em conferência da Apple

Débora Moura viajou aos Estados Unidos depois de garantir a bolsa desenvolvendo um app
22:40 | Jun. 12, 2018
Autor Izadora Paula
Foto do autor
Izadora Paula Estagiária do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
 
A estudante Débora Moura, do quinto semestre do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi uma das 350 selecionadas em todo o mundo para participar como bolsista da Apple Worldwide Developers Conference (WWDC), evento destinado a desenvolvedores de software organizado pela empresa de tecnologia Apple. A conferência ocorreu em San Jose, nos Estados Unidos, entre os dias 4 e 8 de junho.

Em conversa com O POVO Online, Débora conta que sempre gostou de tecnologia e começou a programar aos 15 anos. Ela é tão apaixonada por programação que todas as pessoas do seu convívio sabem da dedicação. "Eu sempre tento mostrar que programar não é algo difícil ou chato, como alguns pensam. Amo essa área porque me sinto capaz de criar coisas incríveis", disse ela.

Para garantir a bolsa, a estudante precisou desenvolver um aplicativo que foi submetido à avaliação da Apple. "Fiquei sabendo sobre a WWDC e a Scholarship por meio dos professores da minha bolsa de pesquisa, eles nos incentivaram a participar e nos deram todo o suporte. Eu já conhecia várias linguagens de programação, mas nunca tinha programado em Swift. Foram duas semanas intensas, aprendendo a linguagem e produzindo o aplicativo ao mesmo tempo. Alguns amigos também tentaram fazer o aplicativo para submeter, então acabou que todos foram se ajudando e tirando as dúvidas juntos. Foram muitas tardes e fins de semana tirando tempo de onde não tinha para finalizar o aplicativo, mas no final valeu a pena", explica.

O aplicativo foi desenvolvido para a plataforma Swift Playgroundbook, que, segundo Débora, "é como um livro interativo, possui capítulos e páginas e é ótimo para ensinar coisas novas. Aproveitei a estrutura dele para apresentar as mandalas, a sua história, o significado das cores e formas na Mandala e falar como elas ajudam a aliviar o stress e ansiedade".

Além de Débora, a estudante Karina Paula, do oitavo semestre do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC, e Davi Cabral, egresso do mesmo curso, também estiveram no evento como participantes. Além deles, Débora conta que foram aprovados mais de 70 alunos brasileiros, o que a faz concluir que o País foi muito bem representado.
 
[FOTO2] 
 
"Essa foi a minha primeira vez viajando pra fora do país e eu vivi experiências incríveis. Conheci desenvolvedores de software do mundo todo além de designers e engenheiros da Apple. Assisti palestras sobre os mais diversos temas como realidade aumentada, interface do usuário, acessibilidade" conta ela.

De volta ao Brasil, Débora agora vai focar em outros projetos, entre eles, jogos de musicalização infantil que ela começou a desenvolver na universidade e já está quase pronto, além de outros aplicativos para iOS.

A WWDC é um evento anual organizado pela Apple para desenvolvedores. Durante uma semana, são oferecidas palestras e apresentadas as principais novidades da empresa, como novas versões do sistema operacional da Apple e atualizações para celulares e iPads.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente