Participamos do

Em ranking de universidades, UFC melhora e chega à 13ª posição no País

Lista mundial da CWUR elenca as melhores universidades. USP aparece em 77º e é a brasileira mais bem colocada. No Brasil, UFC sobe cinco posições e se consolida como melhor universidade do Norte-Nordeste do País
20:50 | Jun. 04, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
O Center for World University Rankings (CWUR) divulgou a lista de melhores universidades do mundo. Neste ano, a Universidade Federal do Ceará (UFC) melhorou cinco posições e aparece como a 13ª melhor universidade do Brasil em 2018. Na listagem, que é mundial, a Universidade de São Paulo (USP) é a brasileira melhor colocada, na 77ª colocação.

O avanço da UFC no ranking a coloca como a melhor universidade do Norte e Nordeste do País. Na lista completa, a universidade ocupa a 814ª colocação das mil instituições ranqueadas pelo CWUR. Além da federal cearense, 19 universidades públicas brasileiras integram a lista.
 
[FOTO2] 
 
O avanço da UFC pode ser atribuído, principalmente, à melhora do desempenho dos indicadores da pesquisa que mediram a quantidade de estudos publicados em grandes periódicos científicos; a influência das pesquisas desenvolvidas na Instituição; e o número de citações nos artigos publicados pela UFC que se destacam nas áreas pelo grande número de vezes em que foram utilizados para embasar outros trabalhos.

O reitor da UFC, Henry Campos, destacou a conquista como fruto de um trabalho coletivo, que se coaduna com as estratégias de desenvolvimento da Universidade. "Esse resultado não é por acaso. Mostra que estamos no caminho certo quando definimos alguns pontos estratégicos, como internacionalização, melhorias na graduação e na pós-graduação, aperfeiçoamento do ensino e da pesquisa. É um resultado que mostra a consolidação da UFC em todos esses aspectos e revela que a comunidade acadêmica está coesa em torno desses compromissos", afirma o reitor.

A lista da CWUR tem sete critérios que incluem qualidade de ensino, empregabilidade de ex-alunos, qualidade de corpo docente, número de pesquisas divulgadas e publicações, influência e citações. Cada item corresponde a uma porcentagem da nota final.

Redação O POVO Online
Com informações da Agência UFC

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente