Participamos do

Eleições para comissões das Zeis ocorrem até 7 de julho

Escolhidos devem organizar a eleição dos Conselhos Gestores. As Zeis são regiões destinadas à regularização urbanística e fundiária
23:11 | Jun. 26, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As eleições de representantes das comissões eleitorais das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) ocorrem até o próximo dia 7 de julho. Devem ser escolhidos nos processos três moradores de dez comunidades onde estão situadas as Zeis. Podem votar os residentes nas regiões onde ocorrem as assembleias.
[SAIBAMAIS]
Os escolhidos devem organizar a eleição dos Conselhos Gestores, em agosto, em parceria com um membro da sociedade civil, acadêmica ou popular com atuação na região; um membro da regional onde se localiza a respectiva Zeis; dois representantes do órgão gestor das Zeis; e um representante da Coordenadoria Especial de Participação Social (Ceps).

As Zonas Especiais de Interesse Social são regiões destinadas à regularização urbanística e fundiária dos assentamentos habitacionais. Na Capital, elas são delimitadas e instituídas pelo Plano Diretor Participativo de Fortaleza (PDPFor), de 2009.

De acordo com a Diretoria de Integração e Articulação de Políticas (Diart), antes das assembleias é realizada uma conversa com a população para esclarecimento sobre o processo e explicação sobre a criação das Zeis na Capital. A duração das assembleias, ainda de acordo com a Diart, é de cerca de duas horas e a votação é aberta.

Entre as atribuições da comissão eleitoral dos conselhos gestores estão a elaboração de edital de convocação para a seleção dos membros dos Conselhos Gestores, a indicação do local de voto, a tentativa de resolução de eventuais conflitos relacionados ao certame eleitoral, a apuração dos votos e o encaminhamento do resultado para o órgão gestor das Zeis. Com o fim do processos eleitoral, a comissão é automaticamente destituída.
 
Já os Conselhos Gestores têm o objetivo de acompanhar a elaboração, implementação e monitoramento de cada Plano Integrado de Regularização Fundiária (Pirf) a partir, por exemplo, da indicação dos projetos relativos às obras complementares de saneamento, infraestrutura e equipamentos urbanos relacionados à habitação e da indicação das políticas públicas prioritárias para o território objeto do Plano.

De acordo com documento da prefeitura que trata sobre a regularização fundiária no âmbito do planejamento Fortaleza 2040, o Plano Integrado de Regularização Fundiária trata do diagnóstico da realidade local das Zeis, do mapeamento de áreas de risco, da caracterização socioeconômica da população entre outros.

Abaixo a lista de assembleias que ainda devem ocorrer:

Zeis Pirambu
29/06 (sexta-feira), às 17h
Cuca da Barra – Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará

Zeis Bom Jardim
26/06 (terça-feira), às 17h
Escola Herbert de Sousa - Rua Urucutuba, 1599 – Parque Santa Cecilia
28/06 (quinta-feira), às 17h
Escola Osires Pontes - Rua Divina, 150 – Canindezinho

Zeis Mucuripe
30/06 (sábado), às 14h
Escola Matias Beck – R. Professora Aída Balaio, 38 – Mucuripe

Zeis Pici
30/06 (sábado), às 9h
CSU Cesar Cals – Rua Coronel Matos Dourado, 1499 – Pici

Assembleias de julho
Zeis Lagamar
01/07, às 9h
CEI Creche São Gabriel - R. Ana Gonçalves, 141 - São João do Tauape

Zeis Serviluz
03/07 (terça-feira), às 17h
Centro Comunitário Luíza Távora - Av. Zezé Diogo, 310 - Farol - Cais do Porto

Zeis Poço da Draga
09/07 (segunda-feira), às 18h
Pavilhão Atlântico de Fortaleza – Praia de Iracema

Zeis Poço da Draga
09/07 (segunda-feira), às 18h
Pavilhão Atlântico de Fortaleza – Praia de Iracema

Zeis Praia do Futuro A e B
Aguardando definição de data da assembleia

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente