Participamos do

Delegacia próxima do crime estava fechada por conta de jogo do Brasil

Equipe do O POVO foi informada de que a unidade operaria em expediente reduzido nesta sexta, com início dos trabalhos apenas a partir das 14h
16:59 | Jun. 22, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 18h59min

 

[FOTO1] 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Localizada a poucos quarteirões do local onde ocorreu tentativa de chacina na manhã desta sexta-feira, 22, a Delegacia do 4º Distrito Policial Pio XII, em Fortaleza, estava fechada no momento do crime por conta da partida entre Brasil e Costa Rica na Copa do Mundo.

[SAIBAMAIS]

Em passagem pelo local, equipe do O POVO foi informada de que a unidade operaria em expediente reduzido nesta sexta, com início dos trabalhos apenas a partir das 14h. No momento em que três jovens foram baleados por criminosos com balaclavas e coletes da Polícia Civil, a unidade estava de portas e janelas trancadas e era ocupada apenas por um vigia.

A situação ocorreu por conta de decreto do governador Camilo Santana (PT) que determinou meio expediente em órgãos públicos estaduais durante jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2018. A unidade fechada fica localizada na rua Monsenhor Salazar, a poucos quarteirões – cerca de um quilômetro – do Beco da Vila Amâncio, local onde ocorreu o crime.

Questionada sobre qual órgão estava respondendo pela investigação do crime, a Delegacia do 4º Distrito Policial encaminhou a reportagem para outra unidade, localizada no Centro de Fortaleza. A informação, no entanto, estava equivocada, sendo na verdade a Delegacia do 2º Distrito Policial, na Aldeota, a real responsável pela ocorrência no regime de plantão.

Poucas horas após o crime, situação na Vila Amâncio já era de normalidade. No momento em que a reportagem do O POVO esteve no local – cerca de duas horas após os ataques –, não havia viaturas da PM no local e a circulação de pessoas ocorria normalmente.

 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) se pronunciou por meio de nota e informou que, em razão do jogo do Brasil, nesta sexta-feira (22), o Governo do Estado do Ceará reduziu o expediente ordinário nos órgãos estaduais, conforme decreto Nº 32.690, de 6 de junho de 2018, publicado em Diário Oficial do Estado (DOE). 

 

O expediente desta sexta-feira será das 14 horas às 18 horas. No entanto, o expediente dos órgãos e entidades que prestam serviços considerados como essenciais foram mantidos, independente da partida da Seleção Brasileira, ficando assegurados, assim, os serviços prestados pela Polícia Militar, da Polícia Civil, da Perícia Forense e do Corpo de Bombeiros Militar em todo o Estado. Todos os serviços essenciais funcionaram em regime de plantão durante a manhã de hoje.

 

Na manhã de hoje, apenas as delegacias plantonistas da Polícia Civil funcionaram no período. As demais unidades policiais retomaram as atividades normalmente na tarde de hoje.

 

Unidades policiais plantonistas no Estado:

- Distritos Policiais: 2° DP (Aldeota),  7° DP (Pirambu), 9° DP (Vicente Pinzón), 10° DP (Antônio Bezerra), 11° DP (Pan Americano), 13° DP (Parque Manibura), 30° DP (São Cristóvão), 32º DP (Bom Jardim) e 34° DP (Farias Brito)

- Especializadas: Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) e Delegacia de Defesa da Mulher (DDM-FOR)

- Metropolitanas: Caucaia, Eusébio, Horizonte e Maracanaú.

- Interior: Brejo Santo, Canindé, Crateús, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Quixadá, Russas e Sobral

 

 Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente