Participamos do

Confira os horários de funcionamento de repartições públicas em dias de jogos do Brasil na Copa

Há mudanças na Assembleia Legislativa, Justiça e repartições do Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza
15:57 | Jun. 14, 2018
Autor Lucas Braga
Foto do autor
Lucas Braga Repórter do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Com jogos da seleção brasileira em horários comerciais, durante a Copa do Mundo da Rússia, repartições públicas têm mudanças no funcionamento. O POVO Online noticiou, nesta semana, como vai funcionar o comércio na Capital.
 
[FOTO1] 
Prefeitura de Fortaleza
Os órgãos da Administração Direta e Indireta em dias de jogos da seleção brasileira, de acordo com o Decreto nº 14225/2018, terão expediente: 

- das 13 às 17 horas, quando os jogos se realizarem às 9 horas;

- das 8 às 12 horas, quando os jogos se realizarem às 15 horas;

- ponto facultativo nos dias em que os jogos ocorrerem às 11 ou 12 horas.

[SAIBAMAIS]"O horário estabelecido para o funcionamento nos dias de jogo deverá ser seguido também pelo servidor com jornada reduzida. Haverá compensação das horas, seguindo critérios definidos pelo gestor de cada órgão e entidade", informou a Prefeitura.

O decreto não afeta o funcionamento dos serviços essenciais, como assistência de saúde de urgência e emergência, socorro urgente e limpeza urbana.

Justiça do Trabalho
A Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-CE) divulgou o horário de expediente do órgão. O funcionamento ficará suspenso nos dias em que os jogos iniciarem às 9 horas, 11 horas ou 12 horas. Dias em que as partidas começam às 15 horas, o expediente será das 7h30min às 13h30min. 
 
[FOTO2] 
Tribunal Regional Eleitoral
A Portaria Conjunta n.º 8/2018 disciplina o horário de expediente da Secretaria e dos cartórios eleitorais.

Nos dias em que os jogos se iniciarem até as 12h, não haverá expediente. Quando os jogos forem às 15h, o horário do expediente será das 7h30 às 13h30.
 
No caso específico de servidores com jornada de trabalho reduzida, esta será respeitada, desde que cumprida dentro do horário fixado no artigo anterior.

Ainda conforme a portaria, os prazos que iniciarem e vencerem nos dias de jogos ficarão prorrogados para o primeiro dia útil subsequente. 

Tribunal de Justiça do Ceará 
O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Francisco Gladyson Pontes, disciplinou o expediente forense das unidades do Poder Judiciário estadual durante os jogos da primeira fase da Copa.

De acordo com o documento, no dia 22, sexta-feira, quando a seleção joga contra a Costa Rica, às 9 horas, o expediente será das 13 às 18 horas. Já no dia 27 (quarta-feira), o Brasil enfrenta a Sérvia, às 15 horas, e o horário de funcionamento da Justiça estadual será das 8 às 13 horas.

Governo do Estado
O governador Camilo Santana (PT) reduziu o expediente nos órgãos estaduais, durante jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. Em alguns casos, o ponto dos servidores estaduais será facultativo.

Segundo a publicação no Diário Oficial do Estado, o expediente será das 8 horas às 13 horas, quando o Brasil entrar em campo a partir das 15 horas (quarta-feira, 27, diante da Sérvia). O expediente será das 14 horas às 18 horas, quando a Seleção Brasileira tiver jogado às 9 horas (sexta-feira, 22, diante da Costa Rica). De acordo ainda com a publicação no Diário Oficial, o ponto será facultativo, quando o Brasil entrar em campo às 11 horas ou às 12 horas.

A portaria determina ainda a prorrogação dos prazos processuais para o primeiro dia útil subsequente aos jogos.

Assembleia Legislativa
O expediente da Assembleia Legislativa do Ceará, na etapa inicial da competição, será das 14 horas às 18 horas quando os jogos se realizarem às 9 horas. Este é o caso da partida do Brasil contra Costa Rica, no dia 22 de junho (sexta-feira).

No dia 27 de junho (quarta-feira), a Seleção enfrentará a Sérvia às 15 horas. Desta forma, conforme estabelecido na Portaria, o expediente será das 8 horas às 13 horas na AL-CE.

A Portaria estabelece ainda que a Casa funcionará em regime de ponto facultativo nos dias em que os jogos aconteçam às 11 horas ou 12 horas. Caso o Brasil se classifique em primeiro no Grupo A, de que faz parte, uma partida será realizada neste horário no dia 2 de julho (segunda-feira, quando não há sessão). Na hipótese de passar para as Oitavas de Final na segunda colocação no seu grupo, a Seleção jogará no dia 3 de julho (terça-feira), também às 11 horas.

Caso chegue às Quartas de Final, o Brasil poderá jogar no dia 6 de julho (sexta-feira), às 15 horas, ou no dia 7 de julho (sábado), às 11 horas. Na hipótese de vir a jogar no dia 6 de julho, conforme já definido pela Portaria, o expediente da AL-CE será das 8 horas às 13 horas. Este horário se repete com a possibilidade de o Brasil chegar às Semifinais. Neste caso, a Seleção poderá jogar no dia 10 de julho (terça-feira) ou no dia 11 (quarta-feira).
 
Confira abaixo quais são os dias e horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo da Rússia 2018:
 
Fase de grupos

Brasil x Suíça – 17 de junho (domingo), às 15 horas 
Brasil x Costa Rica – 22 de junho (sexta-feira), às 9 horas
Brasil x Sérvia – 27 de junho (quarta-feira), às 15 horas 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente