Participamos do

Mais uma geladeira com livros compartilháveis será instalada em Fortaleza nesta quinta

Nova unidade estará próxima à parada de ônibus da universidade Estácio, sede Via Corpvs
23:41 | Mai. 09, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Novo equipamento do projeto Geladeira Compartilhada chega a Fortaleza nesta quinta-feira, 10. A geladeira, com livros que podem ser pegues e que também recebe doações, será instalada na rua Firmino Rocha Aguiar, próxima ao ponto de ônibus da universidade Estácio sede Via Corpvs, no bairro Água Fria.

A iniciativa, que começou em 2014, é parceria entre o Instiuto Politizar e Projeto Plantando Bem e surgiu com o objetivo de unir sustentabilidade, educação e incentivar a leitura. Célio Studart, fundador do Instituto Politizar e vereador de Fortaleza pelo Partido Verde (PV), conta que é também um "experimento social". "A Geladeira Compartilhada vem para compreender os hábitos de leitura da população e o respeito que as pessoas têm por atividades e inicativas que incentivem cultura na Cidade", pontua.

A dinâmica é simples: quando uma geladeira nova é instalada, ela já vem com algumas doações de livros, apostilas, entre outros títulos. A expectativa, de acordo com Studart, é que no decorrer da experiência estes sejam substítuidos por novos, incentivando essa ação de troca. 

Atualmente, existem "geladeiras bibliotecas" instaladas em cinco pontos de Fortaleza: Barra do Ceará, Jacarecanga, av. Treze de Maio, Casa Menino Jesus e entrada da passarela da Universidade de Fortaleza (Unifor). A da Estácio Via Corpvs será a sexta física. Outros dois equipamentos itirentates já passaram por shoppings da Capital.

Depredações e consciência

Célio Studart afirma que em alguns pontos a inicativa funciona de modo regular e incentivador. "Há pontos em que percebemos que realmente a geladeira foi bem aceita. As pessoas criaram o hábito da troca, da leitura e do zelo com o eletrodoméstico. Na Barra do Ceará, por exemplo, sempre há crianças lendo", pondera. 

Por outro lado, existe a depredação. O vereador relembra o caso da geladeira da av. Treze de Maio, que foi furtada logo após a inauguração, em 2016. Ele atribuiu o fato à insegurança no bairro Benfica. "A geladeira foi reposta na mesma época e continua lá, mas está depedrada. Nossa intenção é não desistir do incentivo. Quanto mais perto o projeto estiver de estudantes, melhor", conclui.
[VIDEO1]
Serviço:

Instalação da Geladeira Compartilhada

Quinta, 10/5/2018, às 16 horas

Local: Rua Firmino Rocha Aguiar, próximo à parada de ônibus da Estácio Via Corpvs, no bairro Água Fria.
 
Redação O POVO Online  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente