Participamos do

Dia das Mães e de Fátima no Santuário: veja toda a programação do 13 de maio

Helicóptero será usado para manter segurança dos 150 mil fieis esperados no próximo domingo, 13
12:41 | Mai. 11, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
Dia das Mães e 101 anos desde a última aparição de Nossa Senhora de Fátima. As datas serão comemoradas no mesmo dia (13 de maio) neste ano no Brasil. No Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, é aguardado a presença de 150 mil fiéis, que unem as duas celebrações e devem movimentar um dos dias mais comemorados pela comunidade católica. A segurança do local será reforçada e contará com apoio de um helicóptero

Durante todo o 13 de maio, próximo domingo, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Benfica, em Fortaleza, realiza as 11 missas tradicionais e encerra a programação com a coroação da santa homenageada. Os fiéis podem se confessar ao longo do dia. Cerca de cinco padres estarão disponíveis. A última celebração do dia será campal, e se inicia com a chegada da procissão que vem da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na avenida Duque de Caxias. 

De acordo com o padre Ivan de Souza, pároco do Santuário, 150 mil fiéis são esperado devido à comemoração dupla do dia. "As mães serão lembradas durante o dia com homenagens e mensagens de fé". Paralelo às celebrações, serão ofertados serviços de saúde, como aferição de pressão e medição de glicose. Trabalho de conscientização do lixo produzido, por meio da coleta seletiva, será realizado com os fiéis. 

No ano nacional do laicato, o tema é “O Senhor fez em mim maravilhas. Santo é o seu nome” , tirado do livro de Lucas capítulo 1, versículo 49, da Bíblia Sagrada. “A nossa ideia é de partir da biblía, manter a liturgia. Mas é sobretudo de colocar na cabeça dos fiéis que santo é o Senhor”, interpreta o padre. Motivar as pessoas para acreditar em Deus, a fé, e crescer é um dos objetivos da igreja no próximo domingo, afirma Ivan de Souza.

Trânsito
 
Além da segurança terrestre, com Polícia Civil e Militar trabalhando na região, o padre destaca a presença do helicóptero que vai sobrevoar a área para manter o controle e a segurança dos fiéis. O pároco Francisco Ivan ressalta a importância da segurança do homem, mas frisa que a maior segurança é a celeste. 
 
A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciam a organização do trânsito no sábado. Às 16 horas do domingo, as vias no entorno da avenida 13 de maio serão isoladas. “Pedimos às pessoas que à tarde e à noite não venham com seus veículos para essa área, porque vai estar cheia”, solicita o pároco Ivan. 

Serviço
Horários das missas na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na avenida 13 de maio, em Fortaleza. 
 
5 horas - abertura do dia é presidida pelo Padre Ivan de Souza. 
6 horas

7 horas
9 horas

10 horas 30 minutos
meio dia

14 horas 
15 horas 30 minutos


17 horas
18 horas 30 minutos

20 horas:  missa campal presidida pelo Pe. Ivan de Souza- com a chegada da procissão que sai da Igreja do Carmo às 18 horas. 
 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente