Participamos do

Revitalização do Morro Santa Tereza é entregue em Fortaleza

22:08 | Mai. 30, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana fizeram a entrega, nesta quarta-feira, 30, das obras de urbanização e contenção do Morro Santa Terezinha, que fica no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza. O projeto faz parte do conjunto de ações integradas entre a Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará, através do programa “Juntos por Fortaleza”. A requalificação de toda a encosta do morro inclui a implantação de 30.000m²  de um extenso gramado que conta com sistema de irrigação, guarda-corpo por toda extensão do muro de contenção, escadarias novas com corrimãos, praças com equipamentos de esporte e lazer, e calçadão atendendo todas às normas de acessibilidade. 

No local também foram construídos dois muros de contenção, formando um jardim vertical. Construídos em blocos de concreto, os novos muros irão evitar desabamentos e garantir estabilidade em toda a encosta do morro, implantado um novo sistema de drenagem, possibilitando fluidez das águas de chuvas.

Através da urbanização do Morro Santa Terezinha, a comunidade ganha um novo espaço público para a prática de esporte, lazer e cultura. O equipamento também conta com academia ao ar livre, parque infantil, anfiteatro, tabuleiro de xadrez humano, além de uma Mini Areninha com traves, redes de proteção, grama sintéticas e calçadas, que totalizam 4.176 m² de área.

O equipamento foi um pedido dos moradores da região, que contarão com mais uma opção de lazer para crianças, jovens e adultos. Com objetivo de promover a reeducação e conscientização ambiental na comunidade, foi implantada uma lixeira subterrânea, com dois contêineres, cada uma conta com a capacidade de 1 mil litros, que totalizam 2 mil litros de volume de água no total. A coleta será realizada sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras.
[FOTO2]
A obra de urbanização e contenção do Morro Santa Terezinha possui recursos oriundos da Prefeitura de Municipal de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará, orçada em R$ 12,6 milhões. Com investimento de R$ 7,1 milhões do Governo do Estado do Ceará, através das Secretarias das Cidades.

Programa Adoção de Praças e Áreas Verdes 

Através de uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Grupo M. Dias Branco, o Morro Santa Terezinha foi escolhido para ser contemplado no Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes. A partir do mês de junho, o Grupo será responsável pela manutenção e conservação do equipamento. Serão realizados serviços de jardinagem, gestão da utilização do sistema de irrigação, promovendo melhorias urbanísticas, paisagísticas e ambientais, serviços de limpeza diária, corte de grama, pintura de meio fio, capinação e varrição do entorno. Haverá também o monitoramento da poda de árvores e serviços para a conservação do piso, bancos e escadarias, guarda-corpo e equipamentos e todos o equipamentos de irrigação. 

Escadarias
[FOTO4]
A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) realizou a entrega da principal escadaria que dá acesso à comunidade. Segundo titular da Seinf, Manuela Nogueira, essa é a primeira etapa da obra de urbanização do Morro Santa Terezinha. “Projeto contou ainda com a requalificação do equipamento, serviços de alvenaria, reforço na infraestrutura da escada, na implantação de guarda-corpo, pintura, postes de iluminação e calçadão contornando toda a avenida Vicente de Castro e da rua Manoel Dias Branco”, disse.

A Seinf ainda realizará obras de restauração para a segunda etapa, com a construção de uma segunda escada que é chamada de “escada dos pescadores”, assim como a questão de acessibilidade.. “A ideia é que em outubro deste ano já tenha início da segunda etapa, fica claro que é uma etapa complementar à essa primeira, não haverá demolições do que já foi feito”, destacou Manuela Nogueira. 

Roberto Cláudio destacou a importância da entrega da obra dentro do prazo estabelecido. “É um projeto feito para a população, é uma obra de lazer, cultural, social. A partir dessa obra também será instalada uma feira de economia criativa”. RC destacou a entrega de termos que darão permissão aos vendedores ambulantes que foram cadastrados para atuar de forma regularizada na área revitalizada.
[FOTO3]
O governador Camilo Santada falou da importância do projeto ter sido feito em parceria com a prefeitura, e destacou que com a urbanização do orro, a população contará com mais um espaço de lazer, mas que conta com a comunidade para o zelo e na colaboração de melhorias do local.

Moradores da comunidade relataram a satisfação de ver a revitalização do local antes visto por outros olhares. “Moro aqui há mais 40 anos, sou pescador, antes era só areia, um morro, quando chovia, era desabamento, era triste, agora tá bonito, dá gosto. Espero que o poder público não abandone, que as pessoas possam frequentar com suas famílias sem precisar ficar com medo”, contou Waldir de Oliveira, 63 anos.

“Achava que não ia sair do papel, acompanhei a obra, vinha até aqui pra conversar com os pedreiros, queria conferir e ver se ia mesmo pra frente, a escadaria tá ótima, só falta vir a rampa para o acesso de pessoas como eu, que tem dificuldade para andar, tenho idade, já é preciso. Também tem gente que anda de cadeira de rodas, vai ser bom, tenho fé que vai fazer bem para a comunidade”, Relatou Vera Lúcia Barbosa, 61 anos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente