Participamos do

Mais mil agentes vão reforçar a segurança do sistema penitenciário cearense, diz Camilo

Camilo Santana, em bate-papo com a população via Facebook, falou sobre agentes que reforçarão a segurança do sistema penitenciário, alunos do estado que estão matriculados no Enem e a paralisação dos caminhoneiros
10:41 | Mai. 30, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Mais 1.000 agentes vão reforçar a segurança do sistema penitenciário cearense. No próximo dia de 3 de julho, no Centro de Eventos do Ceará, o Governo do Ceará vai empossar os convocados do concurso público para a carreira de agente. Além destes, outros 695 candidatos seguirão para cadastro de reserva.

 
A data foi confirmada pelo governador Camilo Santana (PT) nesta terça-feira, 29, durante bate-papo com a população via Facebook. Na transmissão, o governador também comemorou o número de estudantes da rede pública estadual inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Neste ano, foram 107.188 alunos matriculados no certame, o que equivale a 99,3% de todos os estudantes da rede pública estadual. 

Além da posse dos agentes penitenciários do concurso realizado em 2017, governador também lembrou do início das atividades de profissionais das Polícias Militar e Civil. “No dia 13 de junho será a formação de mais 1.400 novos agentes da Polícia Militar e, no dia 20 de junho, será a formação da nova turma da Polícia Civil. Foram mais 753 convocados que farão parte das fileiras dos profissionais da segurança pública no Ceará”, contabilizou.
 
“Foram mais 5.391 alunos a mais em relação a 2017. Quero parabenizar a todos. O Ceará é o estado que tem a maior quantidade de alunos da rede pública inscrita no Enem. E o Governo do Ceará tem toda uma política para estimular os alunos, com aulões, entregas de notebook, programas como a CNH Popular Estudantil para alunoss que obtiverem as melhores notas, entre outras ações”, afirmou. 

Movimento dos caminhoneiros

Camilo Santana também lembrou que diversas instâncias do Estado estão se reunindo constantemente, desde o último domingo, 27, para avaliar o movimento dos caminhoneiros. “Estamos tomando estratégias desde o início do movimento dos caminhoneiros em todos o País. Fizemos um esforço para garantir que todos os ônibus de Fortaleza, metropolitanos e do Interior funcionassem. Estamos com 100% em funcionamento. Também garantimos o abastecimento do Aeroporto Internacional Pinto Martins para que não houvesse transtornos. Além de garantir serviços de saúde, educação e coleta de lixo”, elencou.

Perguntas e respostas

Morador de Fortaleza, Paulo Duarte questionou o governador quanto ao início das obras de duplicação da CE-025 – trecho que liga a avenida Maestro Lisboa, na Capital, ao Porto das Dunas, em Aquiraz. “Relicitamos esta obra e estamos dependendo do licenciamento e de negociações de terrenos. A previsão de início das obras é dia 15 de junho”, antecipou Camilo Santana.

De Senador Pompeu, no Sertão Central cearense, Birica Silva perguntou a Camilo se o município terá intervenções estaduais em breve. “Uma nova rodoviária e um novo galpão, para gerar mais empregos, estão previstos”, respondeu o governador. O chefe do Executivo disse, ainda, que o Governo do Ceará tem incentivado empresas a se instalarem no Estado, principalmente em cidades do Interior. “Estamos renunciando ICMS para que isso ocorra”, acrescentou.

O governador garantiu, também, que uma mini-areninha será instalada no bairro Panamericano, em Fortaleza. O pedido do equipamento foi feito durante a transmissão por Márcia Aires.

De Maracanaú, Joana Camila perguntou o que será feito por parte do Governo do Ceará no município onde reside. Entrega de residencial, policlínica, delegacias, sistema de videomonitoramento, construções de ginásios e praças, além de implantação de areninha e do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) foram garantidos pelo governador. “Também vamos retomar as obras de saneamento básico na cidade, financiadas em R$ 150 milhões”, afirmou.
 
Redação O POVO Online 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente