Participamos do

Avenida Osório de Paiva terá limite de velocidade de 50 km/h

Ação é de cunho educativo e só irá gerar multa após seis meses da implantação
13:37 | Mai. 07, 2018
Autor Alexia Vieira
Foto do autor
Alexia Vieira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A avenida Osório de Paiva irá receber pacote de modificações para promover segurança no trânsito neste mês de maio. A via fica em primeiro lugar em números de acidentes com mortes no trânsito de Fortaleza, com 129 óbitos nos últimos 10 anos. A principal mudança será a redução da velocidade máxima permitida dos atuais 60 km/h para 50 km/h. A medida será educativa nos primeiros seis meses - ou seja, os infratores não serão multados. A intervenção é parecida com a realizada na avenida Presidente Castelo Branco, conhecida como Leste-Oeste, que teve a velocidade reduzida em fevereiro deste ano. A iniciativa faz parte da parceria da Prefeitura com a Bloomberg.

As ações fazem parte da campanha Maio Amarelo, promovida pela Prefeitura de Fortaleza para discutir a segurança do trânsito focando na preservação da vida do pedestre, principal vítima dos acidentes. "Quanto maior for a consciência de co-responsabilidade do cidadão, a gente vai estar salvando vidas e prevenindo acidentes", disse o prefeito Roberto Cláudio, em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira, 7. 
[SAIBAMAIS]
De acordo com Luiz Alberto Saboia, secretário executivo de Conservação e Serviços Público, a ação foi antecipada devido ao sucesso da medida na avenida Leste-Oeste. A ideia era fazer teste piloto naquela via até agosto e analisar os resultados. Porém, o resultado até aqui superou a expectativa. Luiz afirma que os acidentes naquela via diminuíram em 37% no mês de fevereiro deste ano, comparado ao mesmo período dos três anos anteriores. Por isso, a aplicação na Osório de Paiva foi propgarmada para agora.
 
Entretanto, Saboia afirma que os dados são preliminares e que o projeto ainda está em fase de testes. Na Leste-Oeste, o condutor que excede o limite de velocidade de 50 km/h também ainda não é multado. Recebe apenas comunicado educativo. As multas na Leste-Oeste serão aplicadas a partir de agosto.
 
Osório de Paiva 
 
Além da redução na velocidade, a Osório de Paiva receberá faixa exclusiva de ônibus, 1 km de ciclofaixa, sete novos semáforos, sendo um especial para pedestres, redesenho de calçadas e faixas de pedestre nos pontos mais críticos, além de requalificação do canteiro central. A maior parte das mudanças ocorrerá no trecho entre o terminal de ônibus Siqueira e o Anel Viário. Segundo Saboia, o local foi escolhido por ter mais incidência de acidentes, nos quais mais da metade das vítimas são pedestres e ciclistas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente