Participamos do

Vereadora que expôs professor com camisa a favor de Lula se defende e nega crítica a educador

Priscila Costa (PRTB-CE) afirma que apenas perguntou a opinião dos eleitores sobre a conduta do professor de física
18:58 | Abr. 25, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
A vereadora Priscila Costa (PRTB-CE) explicou que não criticou, apenas perguntou a opinião dos eleitores em seu perfil no Facebook na última sexta-feira, 20, sobre o caso do professor de física Lenim Almeida, que ganhou ainda mais repercussão após homenagem dos alunos ao educador, nesta segunda-feira, 23.
 
A postagem mostra o docente ministrando aula na Escola Estadual Professora Telina Barbosa da Costa, no bairro Messejana, em Fortaleza, vestido com uma camisa vermelha onde estava escrito “eleições sem Lula é fraude”.

“A cena acontece na Escola Estadual Telina Barbosa e mostra um militante se valendo de sua função de professor, para fazer apologia à sua agenda partidária no ambiente destinado à educação de nossas crianças e adolescentes, ambiente esse, pago com o dinheiro do trabalhador! E aí Fortaleza, qual sua opinião?”, disse ela na postagem. 
[VIDEO1]
“Eu só perguntei a opinião das pessoas, foi uma ação democrática. Pedir opinião é incitar o ódio? O regimento de conduta dos servidores públicos diz que não se pode fazer manifestação partidária, seja de apreço, seja de desapreço”, alegou a vereadora ao O POVO Online nesta quarta-feira, 25.

Para ela, como a mesma conduta não é esperada de outros profissionais, o professor, a quem ela definiu como “militante travestido”,  deve seguir as regras. “Já pensou, chega um policial militar com uma faixa ‘Lula na cadeia’ ou um médico vai trabalhar com um boton ‘fora PT’? Professor tem liberdade de ensino, meu questionamento é sobre a manifestação partidária. Os alunos que estão ali tem cadeira cativa, eles não podem simplesmente sair”, disse a vereadora. 

Apoio
[VIDEO2] [VIDEO3]
Na segunda-feira, 23, os alunos da escola demonstraram apoio a Lenim e o vídeo da homenagem viralizou entre os internautas. Nas gravações, os estudantes aplaudem e, em seguida, abraçam Lenim.

"Acredito muito nos meus alunos, acredito na escola pública. O que falta é quem estar no poder olhar para a mesma, pois educar uma geração pode mexer com quem estar no poder", afirmou.

Em entrevista ao O POVO Online, ele diz que não esperava a repercussão negativa em relação à imagem divulgada nas redes sociais. O professor pediu afastamento do trabalho após o episódio. O profissional afirma ter sido ameaçado. Em sua defesa, ele alega não ter tomado atitudes violentas. "Apenas estava fazendo um trabalho social, de educador", aponta.

A vereadora afirmou não ter opinião sobre a manifestação. “Não sei como ocorreu, não sei se eles estavam em horário de aula, se foi depois ou se foi espontânea”, disse.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente