Participamos do

Saiba por que Fortaleza amanheceu encoberta por um denso nevoeiro

O fenômeno cobre o céu da Cidade no começo da manhã, entre 6h30 min e 7h15 min
09:52 | Abr. 11, 2018
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Quem acorda de manhã cedo para ir ao trabalho, estudar e cumprir seus afazeres tem se deparado com um denso nevoeiro em Fortaleza e Região Metropolitana (RMF). O fenômeno cobre o céu da Cidade no começo da manhã, entre 6h30 min e 7h15 min e tem explicação. Especialista aponta alta umidade.

David Ferran, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), explicia que o nevoeiro é decorrente da elevada umidade do ar no Estado ultimamente. "A névoa aparece quando a umidade do ar está passando dos 90%. Os ventos fracos também favorecem a formação. É o mesmo princípio da nuvem. A umidade começa a formar gotículas de água sobre núcleos de condensação.", aponta.  

A diferença para as nuvens é o contato com a superfície. O nevoeiro geralmente fica mais próximo do chão e tem uma maior extensão. Ferran comenta ainda que a relação entre este fenômeno e as chuvas nem sempre é direta, embora exista. "Umidade alta é bom para chover, mas não quer dizer que vai chover. Acontece que coincidiu com a previsão para hoje, que é de chuva em Fortaleza e RMF", afirma.
[FOTO2]
O especialista diz ainda que o fenômeno faz com que a temperatura da região fique mais fria. Alan Johnson, analista de audiência, conta que presenciou o nevoeiro pela primeira vez hoje, na BR-116, por volta das 6h30min. A previsão do tempo para esta quarta-feira, 11, é de nebulosidade variável com chuva no centro-norte do estado. Nas demais regiões, possibilidade de chuva.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente