Participamos do

Artigo: 21 de abril - Dia do Policial Civil

Ana Paula Cavalcante, vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira no Estado do Ceará (Sinpol-CE)
18:05 | Abr. 23, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Ser policial civil é muito mais que uma profissão. Defender a sociedade, às vezes com a própria vida, é quase um sacerdócio. Baixos salários, condições estruturais terríveis, custódia indevida de presos, equipamentos sem qualidade, são o motor a impulsionar um preocupante sentimento de desânimo no seio da categoria.

 

Somado a isso, um órgão controlador que persegue bons profissionais e um Ministério Público que se omite, silenciando a toda essa problemática. Eis aí, sociedade, a fórmula mágica para uma instituição onde reina a desesperança.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Conforme estudo realizado pelo Sindicado dos Policiais Civis do Ceará (Sinpol-CE), nos últimos dez anos, de 3.489 escrivães/inspetores convocados, somente restaram 1.488. Ou seja, perdemos 58% desses profissionais. Somando esses números aos que se aposentaram, fica provado que os concursos realizados mal repõem os servidores que saíram.

 

Para fazer frente à criminalidade que assola o Estado, é necessário que se tenha uma Polícia Civil forte, motivada e estruturada, pois foi exatamente a fragilidade da nossa instituição que tornou o Ceará terreno fértil para as facções crescerem e se multiplicarem.

 

Todos devem entender que crime organizado se combate com investigação!

 

É inexplicável a alegria que nos invade a alma a cada caso solucionado, vítima salva e criminoso retirado das ruas, assim como agradecemos fazer parte da família Polícia Civil e ganhar irmãos para toda a vida. Hoje posso dizer que é isso e, apenas isso, que faz valer a pena a profissão que escolhemos. Mas, as nossas famílias precisam de algo chamado dignidade. A mesma dignidade dada às PCs do Amazonas, Tocantins, Rio Grande do Sul, Piauí, etc.

 

Um dia espero ver o esforço desses homens e mulheres de bem, reconhecido. Quero crer que isso virá pelas mãos do Governador Camilo Santana que insistentemente tem prometido fazer da PCCE a melhor do país. “Oxalá”, isso realmente se cumpra. A partir desse dia, posso assegurar, veremos uma nova segurança pública no Ceará.

 

Feliz Dia do Policial Civil!

 


Ana Paula Cavalcante

Vice-Presidente do SINPOL-CE

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente