Participamos do

Veja as diferenças entre católicos e protestantes na celebração da Semana Santa

Nesse período do ano, as religiões cristãs relembram a história da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, porém celebram o período de forma diferente
10:43 | Mar. 30, 2018
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO2]No período do ano que antecede o domingo de Páscoa é lembrado, por aproximadamente 2 bilhões de cristãos do mundo, a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Toda a fé cristã realiza atos em memória de Cristo, mas no período da Semana Santa existem algumas diferenças nas celebrações de católicos e protestantes.

Segundo a Bíblia Sagrada, na semana que antecedeu a Páscoa dos judeus, período em que os israelitas relembravam a partida do Egito, Jesus fez uma entrada triunfal em Jerusalém. No calendário católico, o evento descrito pelo livro sagrado é chamado de Domingo de Ramos.

[SAIBAMAIS]Na Quinta-Feira Santa, é relembrado o dia em que Jesus fez a última ceia com os discípulos. Para os católicos, existe a celebração da missa do lava-pés, que busca refazer a atitude de Cristo descrita na Bíblia, quando ele lava os pés dos seus discípulos antes de ser preso, torturado e crucificado na Sexta-Feira Santa.

No domingo de Páscoa, é celebrado por cristãos a ressurreição de Jesus Cristo, que após três dias reviveu e, segundo a Bíblia, subiu ao céu após aparecer aos seus discípulos.

Segundo o reitor do Seminário e Instituto Bíblico Maranata (Sibima), na Páscoa existe uma grande simbologia. "O cordeiro, descrito no livro do Êxodo, morto em sacrifício para salvar o povo israelita da praga, se tornou homem: o cordeiro Jesus, que inocente morreu no lugar do culpado", explica.

Cada tradição religiosa segue uma doutrina e ritos diferentes. Sendo assim, católicos e protestantes celebram a data de formas distintas. Confira algumas diferenças na Semana Santa de católicos e protestantes. 
 
[FOTO1] 
 
Católicos

Durante todos os dias da Semana Santa, há missas para os católicos. Desde o domingo com a Missa de Ramos, e finalizando no domingo de Páscoa. Na paróquia Cristo Rei, na rua Nogueira Acioli, Aldeota, a programação ainda previa para essa quinta-feira as celebrações do tríduo pascal, no dia seguinte é realizada a via sacra nas ruas do Centro e Aldeota, saindo da Capela das Irmãs Missionárias. "Na paróquia Cristo Rei há missas durante toda semana, cada dia uma celebração", informa o pároco padre Resende (S.J.).
 
 
 
Ainda na Sexta-Feira Santa, as igrejas celebram a paixão de Cristo, com o rito de adoração da cruz. Em seguida, a procissão do Senhor morto, em que todos os fieis acompanham vestidos de preto. A tradição é secular da Igreja Católica.

No sábado, último dia da Quaresma, é o dia de silêncio para os católicos e ocorre a Vigília Pascal. Na missa do dia, é realizada a chamada Benção do Fogo Santo. É comum, nesse momento, o batismo de crianças ou jovens. O silêncio do dia e o marco do fim oficial da Quaresma se dá pelo canto do Glória, que simboliza a ressurreição de Jesus. No domingo de Páscoa, acontecem missas em diversos horários do dia.
 
Evangélicos

[FOTO3] Em relação às principais diferenças entre as doutrinas da Igreja Católica e a protestante, está na desobrigação de evangélicos celebrarem a Semana Santa do Domingo de Ramos à Sexta-Feira Santa. A data lembrada e celebrada é a Páscoa.
 
Para os evangélicos, a principal forma de recordar o sacrifício de Cristo é por meio da realização da ceia, assim como Jesus Cristo fez com os seus discípulos antes de ser preso e crucificado.
 
Há igrejas que têm a Santa Ceia de Cristo todos os meses, como é o caso da Assembleia de Deus - Ministério Templo Central. O pastor auxiliar da congregação, Isaac Sampaio, explica que a morte de Cristo é celebrada porque significa a remissão dos pecados dos homens. "Na realidade, celebramos a morte de Cristo todos os meses, como falou o apóstolo Paulo, que recomendava que nos reuníssemos para comer e beber o corpo e o sangue de Jesus, até que ele volte".

Apesar de a Assembleia de Deus não realizar a ceia no Domingo de Páscoa, o pastor não nega a representatividade da data. Na sua igreja, os cultos de Santa Ceia são realizados nas primeiras segundas-feiras de todos os meses.

"É o melhor culto do mês, pois Deus deu o seu melhor, Jesus, para que tivéssemos vida", diz.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente