Participamos do

Terceiro dia de resgate da obra de Sérvulo tem início; veja vídeo

A obra La Femme Bateau é feita de aço inox e pesa 400 kg, com dimensões de 1,50 x 5,50m
11:59 | Mar. 07, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[VIDEO1] 
A operação para retirar do fundo do mar a obra La Femme Bateau foi retomada nesta quarta-feira, 7. O monumento de 400 kg feito de aço inox, com dimensões de 1,50 x 5,50m, está preso a uma viga. Segundo o coronel Holdayne, responsável pela ação, a dinâmica do mar é quem vai determinar o ritmo dos mergulhadores do Corpo de Bombeiros. Já é o terceiro dia em que a equipe tenta resgatar a obra.

Depois de desparafusar a escultura da estrutura onde estava fixada, ontem, 6, agora é preciso retirá-la debaixo de uma viga, de acordo com Holdayne. Para isso, os 8 homens do Corpo de Bombeiros vão utilizar equipamento manual de tração e cabos de aço para liberar a escultura que está por baixo da viga. 
[SAIBAMAIS]
Depois de liberada, serão acopladas à La Femme Bateau dois levantadores de pesos submersos (LPS). Os equipamentos são duas bolsas infláveis capazes de levantar até 500 kg. A ajuda desse material fará com que a escultura flutue, facilitando a retirada. 

“Se não der hoje, a gente vem amanhã, vem sexta, até retirá-la”. O coronel Holdayne afirma que a escultura está deformada, mas o material do qual ela é feita facilita a restauração. “Como é metal, ela pode ser recuperada tranquilamente”, garante.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente