Participamos do

Secretário diz que um dos suspeitos de chacina tem ligação com briga de torcidas no último Clássico-Rei

A briga aconteceu no último domingo, 4, no bairro Henrique Jorge, e resultou em duas pessoas de uma torcida do Ceará gravemente feridas
16:24 | Mar. 10, 2018
Autor Jéssika Sisnando
Foto do autor
Jéssika Sisnando Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O secretário estadual da Segurança Pública, André Costa, informou que já existe um suspeito da chacina do Benfica, que deixou sete mortos nesta sexta-feira, 9. Quatro deles eram integrantes da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF). Esse suspeito estaria envolvido na briga de torcidas que aconteceu no último jogo entre Fortaleza e Ceará, no domingo, 4. No confronto, que aconteceu no bairro Henrique Jorge, duas pessoas saíram feridas e, em seguida, foram encaminhadas ao Instituto Doutor José Frota (IJF).

André Costa concedeu entrevista coletiva após uma reunião com os delegados da Divisão de Homicídios. Baseado nos levantamentos da Polícia Civil, informou que os crimes possuem dois modi operandi diferentes. Em relação aos mortos da Praça da Gentilândia, o secretário da Segurança afirma, com base em depoimentos de testemunhas que frequentam o local, que dois deles seriam traficantes de drogas.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[SAIBAMAIS] 

 

"Em relação à Gentilândia, dessas pessoas que foram mortas, duas delas comercializavam drogas na praça. Dentro de uma das pochetes foram encontrados crack, maconha e dinheiro. Teria uma motivação, modus operandi, e as vítimas direcionadas. Já na ocorrência na sede da TUF, foi diferenciado. Os disparos foram aleatórios, sem vítimas precisamente definidas", relatou.


Há a suspeita de que conflito no último domingo, no Clássico-Rei, tenha relação com o que aconteceu na sexta-feira à noite, 9. Dois membros de uma torcida do Ceará acabaram gravemente feridos e internados no IJF. O secretário não exclui que todas as mortes tenham a mesma autoria, pois aconteceram em locais e em horários próximos.

Perícia está em busca de provas técnicas

[FOTO2]  
A equipe da Pefoce está analisando os projéteis nos três locais e também os projéteis que foram coletados nos corpos das vítimas. Ainda neste sábado, um laudo da Perícia Forense vai afirmar se os projéteis que foram coletados partiram de uma mesma arma ou de armas diferentes.

"De uma forma técnica, podemos saber se foram as mesmas armas utilizadas no mesmo local ou não", relatou. Especialmente, temos vítimas selecionadas e escolhidas direcionadas e, em outro local, foram escolhidas de forma aleatória. Tanto é que, após terminarem as execuções dos crimes na vila, quando estavam saindo viram as outras pessoas porque utilizavam o uniforme da torcida. Tudo o que estou falando ainda é o início da investigação. Mas os indicídios iniciais apontam que eram vítimas aleatórias", disse André Costa.

 

Sobre um vídeo divulgado supostamente pelo Comando Vermelho, assumindo a autoria do crime, o secretário acredita que é uma contrainformação para desviar a atenção dos verdadeiros suspeitos. André Costa disse que as mortes estão sendo investigadas pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

No caso da Gentilândia, pelo menos três pessoas atuaram no crime. Nas proximidades da sede da TUF, seriam outras duas pessoas. Existiria ainda uma pessoa em cada carro de apoio. Há imagens de veículos e relatos de testemunhas. No entanto, as falas são diferentes, o que leva a Polícia a crer que as pessoas se confundiram.

4ª chacina neste ano
Em três meses, essa é a 4ª chacina do ano. O secretário diz que os fatos o preocupam. "São fatos que nos preocupam, mas a gente levam muito a sério e temos prendido os responsáveis, elucidado esses crimes. No que depende da Polícia, quem decide praticar esses crimes está sendo preso e encaminhado à Justiça", disse.    

 

Esta é a quarta chacina no estado do Ceará em três meses. O primeiro caso do ano foi registrado em Maranguape, onde quatro pessoas foram mortas em uma casa  no alto da serra. O segundo caso foi a chacina das Cajazeiras em Fortaleza, que deixou 14 mortos e nove feridos, no dia 27 de janeiro. Em Itapajé, 10 detentos foram mortos na cadeia pública, no dia 29 de janeiro. 

 

OS MORTOS E FERIDOS NA CHACINA DO BENFICA  

 

Ataque na Praça da Gentilândia 

 

- José Gilmar Furtado de Oliveira Júnior, 33 anos, conhecido como 'Júnior Biba', com passagens por roubo e posse de drogas 

 

- Segundo a Secretaria da Segurança, na pochete de Júnior foram encontrados entorpecentes (maconha e crack), e dinheiro trocado. A DHPP colheu nos levantamentos com testemunhas que frequentam o local que o homem teria envolvimento com tráfico de drogas. Os criminosos dispararam contra a vítima, mas voltaram e dispararam novamente nele. Inicialmente, foram encontradas 10 perfurações à bala na vítima. 

 

- Antônio Igor Moreira e Silva, de 26 anos, possuia antecedentes criminais por posse de droga. Foram encontradas, inicialmente, 10 perfurações à bala na vítima. 

 

- Joaquim Vieira de Lucena Neto, de 21 anos, sem antecedentes. Inicialmente, foram encontradas cinco perfurações a bala na vítima. 

 

- Quarta vítima está internada em unidade hospitalar. 

 

Ataque em frente à sede da TUF (Vila Demétrio) 

 

- Carlos Victor Meneses Barros, de 23 anos, sem antecedentes 

 

- Emilson de Melo Júnior, 27, sem antecedentes, morreu no hospital 

 

- Adenilton da Silva Ferreira, 24 anos, sem antecedentes, morreu no hospital 

 

Ataque na Rua Joaquim Magalhães 

 

- Pedro Braga Barroso Neto, 22, com antecedentes por dois crimes de roubo e um por associação criminosa 

 

- A segunda vítima foi baleada e conduzida a uma unidade hospitalar  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente